ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO PARAÍBA DO SUL, SP.
Palabras clave:
Antropometria. Estado Nutricional. Crianças.Resumen
O objetivo do presente estudo foi avaliar o estado nutricional e caracterizar a situação sociodemográfica de escolares, matriculados na 1ª série da rede de ensino de um município do Vale do Paraíba do Sul, SP. Métodos: Estudo epidemiológico, no qual foi realizada avaliação antropométrica (peso, estatura e circunferência abdominal), e o estado nutricional foi classificado segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (2006). A caracterização sociodemográfica foi feita a partir de um questionário. As variáveis numéricas foram apresentadas em média/mediana e as categóricas em valores proporcionais. Resultados: Foram avaliadas 714 crianças, de 6 a 9 anos, de ambos os sexos. A prevalência de déficit de estatura para idade foi de 2,2%. Observou-se excesso de peso em 26,6% das crianças, sendo 17,1% de sobrepeso e 9,5% de obesidade. A circunferência abdominal indicou que 25,8% das crianças apresentam risco para doenças cardiovasculares. Conclusão: O processo de transição nutricional, observado nas pesquisas de âmbito nacional, também está presente entre os escolares de um município do Vale do Paraíba do Sul, SP.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.