DIÁLOGO METODOLÓGICO BRASIL/CHILE

WHATSAPP EN LA INVESTIGACIÓN SOBRE VALORACIÓN DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1054

Palabras clave:

Neoliberalismo, Política Educacional, WhatsApp, Condições profissionais, Valorização docente

Resumen

A investigação no campo da educação instiga cada vez mais interesse, posto que seu desenvolvimento põe em evidência, constantemente, novos desafios em relação ao que se deve enfrentar para dirimir a desigualdade. Tais desafios demandam, também, novos métodos. Este artigo apresenta as características de uma conversa realizada entre professores brasileiros e chilenos sobre o ensino, no âmbito da política de valorização docente, utilizando o WhatsApp como ferramenta para a formação de uma comunidade social. Partindo da descrição dos critérios e procedimentos para a criação da comunidade, o texto reflete sobre as potencialidades e limites que a rede social digital oferece, para, então, apresentar, em termos de transformação dos resultados alcançados, uma avaliação dos seus principais pressupostos metodológicos e epistemológicos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jorge Alarcón Leiva, Universidade de Talca

Profesor del Instituto de Investigación y Desarrollo Educacional de U. de Talca. Doctor en Filosofia

Citas

Bakhtin, M. M. (2008). Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense

Universitária.

Branco, C. F. & Matsuzaki, L. (2009). Olhares da rede. São Paulo: Momento.

Becker, H., Naaman, M. & Gravano, L. (2009). Identificação de eventos em mídias sociais.

International Workshop on the web and databases.

Bueno, W., & Burigo, J. (2019). Possibilidades e limites da utilização do Facebook como uma

ferramenta de construção de diálogos e saberes entre mulheres. Interfaces Científicas - Humanas

e Sociais, 7, 3, 81-92. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p81-92.

Casas, L. (2022, 24 de fevereiro). ¿Qué significa RRSS? Origen e historia. OCCAM. Recuperado

de: https://www.occamagenciadigital.com/blog/qu%C3%A9-significa-rrss-origen-e-historia.

HABERMAS, J. (1999). Teoría de la Accíon Comunicativa. v.1. Madrid: Taurus.

Santana, V. F., Solarte, D. S. M., Neris, V. P. A., Miranda, L. C. & Baranauskas, M. C. C. (2009).

Redes sociais online: desafios e possibilidades para o contexto brasileiro. Anais do 29º

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. (p. 339). Recuperado em:

https://www.researchgate.net/publication/260887012_Redes_sociais_online_desafios_e_

possibilidades_para_o_contexto_brasileiro.

Santos, S. C. (2020). Das redes sociais a sala de aula e as possibilidades para aprendizagem com

uso do Instagram. Anais VII CONEDU - Edição online, (p.1). Recuperado de:

https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68280.

Thompson, J. B. (2009). O advento da interação mediada. In Thompson, J. B. A mídia e a

modernidade: uma teoria social da mídia (pp.77-108). Petrópolis: Vozes.

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Alarcón Leiva, J. ., & Bertasi Nascimento, A. (2024). DIÁLOGO METODOLÓGICO BRASIL/CHILE: WHATSAPP EN LA INVESTIGACIÓN SOBRE VALORACIÓN DOCENTE. Revista De Ciencias Humanas, 17(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1054