O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE CONFLITOS ENTRE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo12

Keywords:

Professor, mediador, conflitos

Abstract

A escola vem sofrendo mudanças constantes em sua forma de atuação. Se antes a escola somente ensinava ao aluno saberes relativos ao conhecimento, hoje apresenta-se como um segundo local de aquisição de valores morais e conceitos de convívio social fora do ambiente familiar, principalmente no âmbito da Educação Infantil. Nesse contexto, os professores passam a assumir um novo papel, o de mediador, favorecendo a atuação da criança de forma consciente e independente na resolução de seus conflitos. Diante de tal panorama, o presente trabalho busca analisar através de uma revisão bibliográfica qual a função do professor na formação do indivíduo dentro de sua atuação como mediador de processos.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Natália Quinquiolo, UNIPLAN - Centro Universitário do Planalto do Distrito Federak

Graduada em em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional. Atualmente, atua como professora na UNIPLAN - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Unidade Taubaté).

References

Vinha, T. P. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, São Paulo, n. 14, p.15-37, jun. 1999. Disponível em: <http://www.cogeime.org.br/downloads/?arquivo=cap0214.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.

Vinha, T. P. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000.

Vokoy, T.; Pedroza, R. L. S. Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 9, n. 1, p. 95-104, jun. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 out. 2015.

Vygotsky, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995. t.III.

Published

2017-06-30

How to Cite

Quinquiolo, N. (2017). O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE CONFLITOS ENTRE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Human Sciences Journal - RCH, 10(1), 116-125. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo12

Most read articles by the same author(s)