A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO: ENTRE MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a321Keywords:
Memória, Educação, Segregação.Abstract
O presente artigo objetiva abordar a educação como mecanismo de reconhecimento de determinadas categorias sociais que são historicamente excluídas. Por intermédio da reflexão de cunho sócio-histórico, procura-se demonstrar que a exclusão repetitiva de determinadas categorias sociais não é uma experiência, mas sim fruto de uma memória transmitida de geração em geração. Desta forma perpetua-se a marginalização social de pessoas em função de seus traços diferenciados, no que concerne a uma classe considerada normal. No contexto de instituições que segregam, encontra-se historicamente a escola, que como um aparelho ideológico por excelência, não tem se voltado para elaborar as memórias que reforçam a exclusão. Com isso legados institucionais são assimilados e funcionam para a manutenção da exclusão a medida que fomentam estereótipos e estigmas. Apesar de encontrar-se em uma posição de indiferença em relação aos segregados, a escola pode surgir como um atenuante da exclusão e da segregação, onde, por intermédio da ação da pedagogia democrática, hoje concebida como pedagogia crítica, poderá construir um ambiente de convivência mais harmonioso entre categorias sociais que ainda nos dias atuais, são segregadas.
Metrics
References
ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
____________. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes, 1999.
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BUTLER, J. Quadros de guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CASTEL, R. A ordem psiquiátrica. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
DORNELLES, J. R. O que é crime. São Paulo: Brasiliense, 1988.
FOUCAULT, M. História da loucura. São Paulo: Perspectiva, 1996.
____________.Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2010.
____________. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREUD. S. Psicologia de grupo e analise do ego. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.18.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOFFMAN, E. Estigma. Rio de Janeiro: LTC, 1974.
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Revista Ensaio. Rio de Janeiro, v.14, 2006.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A L; PORTUGAL, F. T. (org.). História da Psicologia. Rio de Janeiro: Nau, 2005.
LOMBROSO, C. O homem delinquente. São Paulo: Ícone, 2007.
MARTINS, E. S. A etimologia de alguns vocábulos referentes à educação. Revista Olhares & Trilhas. Rio de Janeiro, n.6, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.