PODER INVISÍVEL DAS REDES
COMO AS MÍDIAS DIGITAIS MOLDAM A OPINIÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n2.a1203Palavras-chave:
Mídias Digitais, Fake News, Polarização Política, Saúde Democrática, Opinião PúblicaResumo
Este estudo analisa o efeito das mídias digitais, especialmente as redes sociais, na formação da opinião pública e seus efeitos na saúde democrática. O objetivo é analisar o papel dessas mídias na formação da opinião pública na sociedade contemporânea, investigando seus efeitos sobre a saúde democrática. Busca-se compreender como a disseminação de fake news e a manipulação da informação afetam o processo eleitoral e a confiança nas instituições democráticas. A pesquisa parte da seguinte questão central: de que maneira as mídias digitais, ao amplificar a disseminação de fake news e manipular a formação da opinião pública, contribuem para o aumento da polarização política e fragilizam a democracia? A metodologia adotada é a revisão bibliográfica qualitativa. Os principais resultados demonstram que as mídias digitais influenciam diretamente a polarização política, impulsionadas por algoritmos que reforçam preferências e ampliam a circulação de desinformação. As redes sociais funcionam como espaços férteis para a propagação de conteúdos manipulados, dificultando o diálogo democrático e promovendo a desconfiança nas instituições. Também observa-se a formação de bolhas informacionais, que restringem o contato com visões divergentes e acentuam a fragmentação política. Embora ampliem o acesso à informação, essas mídias oferecem riscos reais à saúde democrática e ao debate público.
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor W. A personalidade autoritária. Lisboa: Antígona, 1982.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BENKLER, Yochai. A riqueza das redes: como a produção social transforma mercados e liberdade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: ENCREVÉ, Pierre; LORTIE, Rose-Marie (Org.). Problemas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1983.
BRAGA, F. L. A concentração da mídia no Brasil e suas implicações políticas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Politeia, 2019.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
______. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CASTRO, D. R. de. A influência das fake news nas eleições brasileiras de 2018: O impacto das redes sociais na formação da opinião pública. São Paulo: Editora da Universidade, 2019.
CHOMSKY, Noam. Fabricando consentimento: A economia política da mídia de massa. São Paulo: Outras Expressões, 1997.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: Investigação sobre uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Maria Lúcia Pallares-Burke. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: Para uma radicalização da democracia. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. São Paulo: Zahar, 2018.
MACHADO, R. M. Concentração midiática e democracia: os desafios do pluralismo informativo. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia: Introdução à sociologia do conhecimento. Tradução de Paulo Neves. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
PARKER, C.; KESSLER, S.; SANDERS, A. A ascensão das fake news e seus efeitos na opinião pública. Journal of Political Communication, v. 34, n. 2, p. 115-130, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10584609.2019.1596036.
Acesso em: jan. 2025.
POSTMAN, Neil. Divertindo-nos até a morte: a sociedade do espetáculo. São Paulo: Artmed, 1985.
TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. Tradução de Sérgio Lessa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UnB, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.