O CONSUMO DE (DES)INFORMAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS

PROBLEMATIZAÇÕES E IMPACTO À DEMOCRACIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n2.a1181

Palavras-chave:

(des)informação, impacto, democracia, redes sociais, contexto midiático, político

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o consumo de (des)informação nas redes sociais durante a Era Digital e seus desdobramentos para a manutenção e o fortalecimento da democracia no Brasil. Como objetivo geral, busca-se compreender o contexto midiático e político vivenciado nos últimos anos em relação ao consumo de (des)informação pelas redes sociais. Especificamente, este estudo busca discutir possíveis problemas que reverberam e impactam a democracia, tais como o vício utilizando as redes sociais; as bolhas de filtro e algoritmos e a responsabilidade das empresas e os impactos negativos das suas plataformas. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, com revisão de literatura e documental, com uma análise interpretativista. A escolha metodológica permite compreender, de maneira aprofundada, as dinâmicas simbólicas e comunicacionais que permeiam o consumo de informação digital no contexto brasileiro atual. Os resultados demonstram que as redes sociais, quando utilizadas na esfera política, podem causar impactos para a democracia, tal como influenciar eleições. O presente estudo ressalta a necessidade de reflexão crítica e de mobilização social sobre o avanço de uma regulamentação capaz de equilibrar a liberdade de expressão com a preservação da integridade democrática no país.

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Biografia do Autor

Luiz Guilherme de Brito Arduino, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduando no curso de Publicidade e Propaganda na Universidade de Taubaté- UNITAU.

Atuação Profissional:  Estagiário em Publicidade e Propaganda, Carga horária: 40.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Brito Arduino, L. G. de. (2025). O CONSUMO DE (DES)INFORMAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS: PROBLEMATIZAÇÕES E IMPACTO À DEMOCRACIA NO BRASIL. Revista Ciências Humanas, 18(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n2.a1181