O CONSUMO DE (DES)INFORMAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS
PROBLEMATIZAÇÕES E IMPACTO À DEMOCRACIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n2.a1181Palavras-chave:
(des)informação, impacto, democracia, redes sociais, contexto midiático, políticoResumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o consumo de (des)informação nas redes sociais durante a Era Digital e seus desdobramentos para a manutenção e o fortalecimento da democracia no Brasil. Como objetivo geral, busca-se compreender o contexto midiático e político vivenciado nos últimos anos em relação ao consumo de (des)informação pelas redes sociais. Especificamente, este estudo busca discutir possíveis problemas que reverberam e impactam a democracia, tais como o vício utilizando as redes sociais; as bolhas de filtro e algoritmos e a responsabilidade das empresas e os impactos negativos das suas plataformas. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, com revisão de literatura e documental, com uma análise interpretativista. A escolha metodológica permite compreender, de maneira aprofundada, as dinâmicas simbólicas e comunicacionais que permeiam o consumo de informação digital no contexto brasileiro atual. Os resultados demonstram que as redes sociais, quando utilizadas na esfera política, podem causar impactos para a democracia, tal como influenciar eleições. O presente estudo ressalta a necessidade de reflexão crítica e de mobilização social sobre o avanço de uma regulamentação capaz de equilibrar a liberdade de expressão com a preservação da integridade democrática no país.
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