A PRESENÇA E A PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS EM AMBIENTE ESCOLAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a764Palavras-chave:
Educação, Transgeneridade, Travestilidade, Transexualidade.Resumo
Objetivou-se realizar pesquisa bibliográfica sobre pessoas trans em artigos científicos publicados na base de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), nos quais se discutem sua presença e sua permanência em ambiente escolar. Foram utilizadas diferentes combinações de descritores, devido à escassa produção acadêmica em relação aos temas da transgeneridade, da travestilidade e da transexualidade a partir de uma perspectiva não marginalizada, não patologizante e não cisgênera e/ou heterocentrada dessas identidades. Os artigos encontrados apontaram a cisgeneridade e o heterocentrismo como normas arbitrárias de existência e vivência que dificultam, quando não impedem, a presença e permanência de pessoas trans em ambientes escolares, descritos por elas como violentos. Os autores concluem que uma maneira de combater essa situação é o debate sobre gênero e identidades de gênero nas escolas.
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