PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ACESSIBILIDADE E LAZER DE IDOSOS EM PARQUES E ÁREAS NATURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a920

Palavras-chave:

acessibilidade, idoso, parque, unidades de conservação, lazer.

Resumo

No Brasil, segundo a Política Nacional do Idoso (Lei 8.842, 1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, 2003), considera-se idosa a pessoa com 60 anos ou mais de idade. Diante da tendência demográfica que aponta o aumento da população idosa e a necessidade de garantir acessibilidade em parques e áreas naturais para atividades de lazer voltadas a essa população, este estudo objetivou realizar um levantamento bibliográfico acerca do assunto nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entre os anos de 2015 e 2022. Nessa busca, foram associados diferentes descritores. Neste artigo, são apresentados os resultados relativos à produção acadêmica sobre as condições de acessibilidade e inclusão da população idosa em parques e áreas naturais. Como será demonstrado pela análise dos resultados, é escassa a produção científico-acadêmica acerca desse tema.

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Biografia do Autor

Daniel Righi Campos, Universidade de Taubaté

Mestrando do Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano.

Luciana Esther da Silva Felix, Universidade de Taubaté

Mestranda do Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano.

patricia ortiz monteiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais (UNITAU). Especialista em Gestão Ambiental (USP). Especialista em Turismo e Meio Ambiente (SENAC/CEATEL). Especialista em Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Engenheira Agrônoma. Atualmente é Professora Assistente Doutora vinculada ao Dpto. de Gestão e Negócios (GEN) e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano (PPGEDH) da Universidade de Taubaté. É docente de disciplinas dos cursos de graduação na modalidade a distância nas áreas de Gestão de Negócios e de Gestão de Recursos Naturais. Foi Coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Ubatuba da EAD-UNITAU (2009-2012). Assumiu a Coordenação Geral do Programa de Educação a Distância da UNITAU, em 2012. É Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da UNITAU (EPTS). Trabalha há 17 anos com Educação Superior e há 9 anos com Educação a Distância. Apresenta experiência em implementação e gestão de programas, projetos, cursos e materiais em EAD. Tem experiência de 19 anos em consultorias, principalmente em Turismo e Meio Ambiente e de 14 anos em projetos socioambientais, em parceria com Unidades de Conservação especialmente em Programas de Interação Sócio-ambiental e Uso Público e em planejamentos e processos participativos. Participa de organizações não governamentais desde 1987. Participa de grupos de pesquisa, entre eles, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância e o GT de Representações Sociais da ANPEPP. Atua nos temas: Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental, Representações Sociais, Tecnologia de Informação e Comunicação, Unidades de Conservação, Ecoturismo, Turismo Sustentável e Comunidades Tradicionais.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Righi Campos, D. ., da Silva Felix, L. E., ortiz monteiro, patricia, & Garrido, M. C. de M. . (2023). PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ACESSIBILIDADE E LAZER DE IDOSOS EM PARQUES E ÁREAS NATURAIS. Revista Ciências Humanas, 16(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a920

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Artigo Original