REAPROVEITAMENTO CONSCIENTE DE ALIMENTOS

  • Juliana Marcondes de Morais Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP http://orcid.org/0000-0002-5630-7816
  • Maria Izabel Silva Marcondes de Moura Batista Escola de Engenharia de Lorena/USP
  • Francilaine Calixto Gouveia Escola de Engenharia de Lorena/USP
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP. Ensino de Ciências. Cidadania. Sustentabilidade

Resumo

Este estudo procurou investigar a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto - ABP, no ensino de Ciências para a formação da cidadania, por meio da pesquisa-ação, partindo do seguinte problema: Como o ensino de ciências por meio de projetos contribui para a formação da cidadania, de forma especial, no que se refere à sustentabilidade? Para tanto, foi aplicada essa metodologia com 20 alunos, organizados em 5 grupos, da Educação de jovens e adultos, em uma escola municipal de São José dos Campos, com faixa etária entre 23 e 86 anos.  Encontrou-se como resultados, avanço na aprendizagem dos alunos em relação ao conceito de sustentabilidade, o que não era percebido inicialmente. Os alunos construíram um fluxograma relacionando o conceito sustentabilidade com alimentação. Esta atividade permitiu que eles refletissem, promovendo uma sensibilização em relação à questão do desperdício de alimentos, buscando soluções para resolução do desperdício de alimentos em casa, na escola e na comunidade local. Com isso, elaboraram um caderno de receitas com sobras de alimentos, algumas dessas receitas foram testadas e degustadas em aula. Em Língua Portuguesa, os alunos tiveram conhecimento do gênero textual receita culinária, em Matemática, aprenderam a diferença entre unidades de medidas e em Ciências, além do conceito sustentabilidade, sua relação com a alimentação.  Com isto, conclui-se que a ABP foi uma metodologia eficaz, pois auxilia no processo de formação da cidadania, compreensão do conceito de sustentabilidade e para o ensino de Ciências.

 

Referências

ALVES, J. F. Ética cidadania e trabalho: reflexões e atividades para uma prática efetiva. São Paulo: Copidart Editora, 2002.

ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV, D.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Docência em formação. Ensino fundamental, 2002.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Notícias. Projeto pretende reduzir desperdício anual de 26 milhões de toneladas de alimentos. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2017/projeto-pretende-reduzir-desperdicio-anual-de-26-milhoes-de-toneladas-de-alimentos >. Acesso em 24 de jun. 2017.

CORTEZ, A. T. C.; ORTIGOZA, S. A. G. Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

FREITAS, E. S. M.; GOMES, A. A.; BARCELOS, F. P.; BICALHO, R. S. O Trabalho de Campo como estratégia pedagógica no ensino de jovens e adultos. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

HAMZE, A. Andragogia e a arte de ensinar aos adultos. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/andragogia.htm >. Acesso em 06 de jun. 2017.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2a ed. São Paulo: Editora Moderna. 2007, 87p.

MARTINS, J. S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Autores Associados, 2007.

MONTALDE, D. Capital Natural: Como combater o desperdício de alimentos. Disponível em: < https://www.akatu.org.br/akatu-na-midia/capital-natural-como-combater-o-desperdicio-de-alimentos/ > Acesso em 06. de jun. 2017.

PACIEVITCH, T. Educação de Jovens e Adultos. Infoescola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/de-jovens-e-adultos/>. Acesso em 05 de jun. 2017.

SANTOS, P. O.; BISPO, J. S.; OMENA, M. L. R. A. O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA-Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 411-426, 2005.

SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.443-466, set. 2005.

Publicado
2017-10-24