O LEVANTAMENTO DOS STAKEHOLDERS DE UMA BIBLIOTECA: O CASE DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA

  • Tiago Eloy Zaidan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Palavras-chave: Biblioteca. Stakeholders. Comunicação dirigida. Estudo de caso.

Resumo

O presente artigo tem como foco as bibliotecas, de natureza pública ou privada, abertas gratuitamente ao público e com acervo circulante para empréstimo de livros, e visa levantar os stakeholders básicos de uma biblioteca – incluindo, além dos usuários, aqueles identificados como público interno, membros da comunidade onde se insere a instituição, órgãos governamentais os quais possam influenciar as atividades da biblioteca, meios de comunicação, fornecedores de bens e serviços inerentes ao funcionamento do espaço cultural, dentre outros – e apresentar linhas gerais para o relacionamento com estes, com vistas a promover o estreitamento da relação entre o espaço cultural e os seus diversos públicos. Este trabalho vale-se do recurso metodológico do estudo de caso com a Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos, de João Pessoa, com vistas a descortinar, na prática, a aplicação e/ou identificação dos elementos e recursos discorridos no desenvolvimento do paper.

Biografia do Autor

Tiago Eloy Zaidan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco; graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas; coautor do livro “Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos” (organizado por Marco Mondaini, Ed. Universitária da UFPE, 2013) e professor da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (UAG - IFPB).

Referências

DAYCHOUW, Merhi. 40 ferramentas e técnicas de gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2007. 245 p.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge & BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. P. 62-83.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas – processo, funções, tecnologia e estratégias. 2ª Ed. São Paulo: Summus, 2003. 394 p.

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. Secretaria de Educação. Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos. João Pessoa, 2014. Folder.

MARCONI, Joe. Relações públicas – o guia completo. Trad. Anna Maria Dalle Luche. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 211 p.

MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2002. 116 p.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Cristhian Matheus Herrera. 5º Ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado
2016-07-01