Relação entre Teoria e Prática: Análise dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais na Modalidade à Distância

Autores

  • Eliane Freire de Oliveira Universidade de Taubaté, Brasil
  • Vânia de Moraes Universidade de Taubaté, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n1.a120

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Práticas em Artes Visuais.

Resumo

Considerando que toda prática educativa consiste também em uma prática comunicativa, este artigo é resultado de uma investigação sobre a arquitetura dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) de três Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que oferecem curso superior de Licenciatura em Artes Visuais, na modalidade à distância. Quanto aos materiais e métodos, a investigação se deu por meio de pesquisa exploratória e de conteúdo, com utilização de materiais educativos disponíveis nos AVA. O referencial teórico consiste em publicações referentes aos estudos da Semiótica da Cultura, da Teoria Geral dos Sistemas – a partir das concepções de Lotman (1999) e Beatalanffy (1977) – e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase para o Design Instrucional. Os resultados apontam que as práticas interativas do ato de ensinar a ensinar arte não são favorecidas, devido aos desvios técnico-pedagógicos. Decorrente dessa percepção, fazem-se necessárias propostas contínuas de arquitetura, por meio do design instrucional, para que haja o atendimento equilibrado e efetivo aos usuários que representam o contexto plural e mestiço brasileiro.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Freire de Oliveira, Universidade de Taubaté, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação, professora do curso de Comunicação Social da Universidade de Taubaté e docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Vânia de Moraes, Universidade de Taubaté, Brasil

Doutora em Comunicação e Semiótica na PUC/SP, atualmente é Professora Efetiva da Universidade de Taubaté, lecionando nos Cursos de Pós-Graduação e de Graduação, nas áreas de Comunicação, Estética e Arte. Coordena o Curso de Artes Visuais EAD - da Universidade de Taubaté

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-07-14

Como Citar

Freire de Oliveira, E., & de Moraes, V. (2014). Relação entre Teoria e Prática: Análise dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais na Modalidade à Distância. Revista Ciências Humanas, 7(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n1.a120