O Whatsapp na Pesquisa sobre Valorização Docente
diálogos entre Brasil e Chile
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1054Palavras-chave:
Neoliberalismo, Política Educacional, WhatsApp, Condições profissionais, Valorização docenteResumo
A investigação no campo da educação instiga cada vez mais interesse, posto que seu desenvolvimento põe em evidência, constantemente, novos desafios em relação ao que se deve enfrentar para dirimir a desigualdade. Tais desafios demandam, também, novos métodos. Este artigo apresenta as características de uma conversa realizada entre professores brasileiros e chilenos sobre o ensino, no âmbito da política de valorização docente, utilizando o WhatsApp como ferramenta para a formação de uma comunidade social. Partindo da descrição dos critérios e procedimentos para a criação da comunidade, o texto reflete sobre as potencialidades e limites que a rede social digital oferece, para, então, apresentar, em termos de transformação dos resultados alcançados, uma avaliação dos seus principais pressupostos metodológicos e epistemológicos.
Metrics
Referências
Bakhtin, M. M. (2008). Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense
Universitária.
Branco, C. F. & Matsuzaki, L. (2009). Olhares da rede. São Paulo: Momento.
Becker, H., Naaman, M. & Gravano, L. (2009). Identificação de eventos em mídias sociais.
International Workshop on the web and databases.
Bueno, W., & Burigo, J. (2019). Possibilidades e limites da utilização do Facebook como uma
ferramenta de construção de diálogos e saberes entre mulheres. Interfaces Científicas - Humanas
e Sociais, 7, 3, 81-92. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p81-92.
Casas, L. (2022, 24 de fevereiro). ¿Qué significa RRSS? Origen e historia. OCCAM. Recuperado
de: https://www.occamagenciadigital.com/blog/qu%C3%A9-significa-rrss-origen-e-historia.
HABERMAS, J. (1999). Teoría de la Accíon Comunicativa. v.1. Madrid: Taurus.
Santana, V. F., Solarte, D. S. M., Neris, V. P. A., Miranda, L. C. & Baranauskas, M. C. C. (2009).
Redes sociais online: desafios e possibilidades para o contexto brasileiro. Anais do 29º
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. (p. 339). Recuperado em:
https://www.researchgate.net/publication/260887012_Redes_sociais_online_desafios_e_
possibilidades_para_o_contexto_brasileiro.
Santos, S. C. (2020). Das redes sociais a sala de aula e as possibilidades para aprendizagem com
uso do Instagram. Anais VII CONEDU - Edição online, (p.1). Recuperado de:
https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68280.
Thompson, J. B. (2009). O advento da interação mediada. In Thompson, J. B. A mídia e a
modernidade: uma teoria social da mídia (pp.77-108). Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.