A construção do feminino e as mudanças na sociedade moderna
Palavras-chave:
Construção do feminino, Sociedade moderna, Gestão femininaResumo
As mudanças ocorridas nas últimas décadas estabeleceram uma nova forma de relacionamento entre os seres humanos. As mulheres estão cada vez mais deixando de pertencer à esfera privada do lar para ocuparem um lugar na sociedade que já não comporta mais exclusivamente figuras masculinas. Por meio deste trabalho procurou-se conceituar gênero e delinear o importante papel que as mulheres ocupam na sociedade moderna, principalmente em cargos de gestão nas organizações. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico que permitiu concluir que a construção de gênero é complexa e construída socialmente em função dos papéis atribuídos aos homens e mulheres em uma determinada sociedade. Estes papéis, com o tempo, se modificam e se reconstroem, em função de demandas e movimentos sociais. Atualmente há um redesenho do papel da mulher em função de suas ocupações, dos movimentos sociais, das pressões interacionais, enfim, de uma série de fatos que são propulsores de mudanças. Assim, torna-se importante estudar as mulheres em cargo de gestão. Importante ainda é estudar como as mulheres representam seus papéis, agem como líderes, organizam seu cotidiano e o que as levou a assumir o papel de liderança nas organizações.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.