INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a484

Resumo

Estudos apontam que os cursos de engenharia precisam enfrentar muitos desafios para oferecer uma preparação profissional condizente com as expectativas do mundo do trabalho. Dentre esses desafios, encontra-se a necessidade de promover condições mais favoráveis para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes. A criatividade é uma habilidade importante para a resolução de problemas e vem sendo cada vez mais valorizada no perfil de um profissional. Assim, esta pesquisa teve como objetivos: (a) analisar barreiras à criatividade pessoal de universitários de engenharia; e (b) propor uma intervenção, que contemple as necessidades da população-alvo, para o desenvolvimento da expressão da criatividade. A amostra foi constituída por 374 estudantes de engenharia. Foi aplicado o Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados relacionados às barreiras à criatividade foram analisados estatisticamente segundo medidas de tendência central (moda). Os principais resultados apontam que o fator Falta de Motivação foi a barreira mais relatada pelos estudantes de engenharia desta amostra. Com base nesse levantamento de necessidades e na revisão de literatura, a intervenção foi planejada usando como procedimento elementos de jogos, ou seja, atividade lúdica com desafios e combinação de cooperação e competição entre os grupos a fim de promover a motivação no processo de aprendizagem e desenvolver a expressão da criatividade dos universitários de engenharia.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Especialista em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pelo Departamento de Engenharia de Produção da mesma instituição (2004). Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC-Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica. Membro Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social (ANPEPP).

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Mendes Gomes, M., & de Sousa Pereira-Guizzo, C. (2019). INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA. Revista Ciências Humanas, 12(3). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a484