A INSERÇÃO DE IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO DE FOZ DO IGUAÇU
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo4Resumo
O Brasil, atualmente, está em processo de envelhecimento populacional, Foz do Iguaçu – PR segue a mesma tendência. Essa transição demográfica influencia diretamente o mercado de trabalho, pois com maior perspectiva de vida, muitos idosos continuarão a trabalhar. Com o objetivo de analisar a inserção dos idosos que atuam no mercado de trabalho da cidade de Foz do Iguaçu, esta pesquisa, através de entrevistas semiestruturadas, buscou conhecer a perspectiva das empresas e dos colaboradores idosos a respeito do trabalho na terceira idade. Tanto para os colaboradores com 60 anos de idade ou mais, quanto para os gestores, os funcionários da terceira idade estão suprindo as necessidades laborais e, em vários casos, superam em qualidade e responsabilidade o trabalho dos mais jovens. Os indivíduos idosos que se mantêm trabalhando o fazem, principalmente, por necessidade de complemento de renda e para manter-se ativo e em sociedade. Demonstram suas experiências acumuladas em um trabalho visto como exemplar pelos gestores. Ser idoso não é sinônimo de incapacidade. Envelhecer é algo natural e inserir ou manter idosos no ambiente de trabalho também passou a ser.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.