A INSERÇÃO DE IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO DE FOZ DO IGUAÇU

Autores/as

  • Giuliano Derrosso UDC
  • Mariana Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo4

Resumen

O Brasil, atualmente, está em processo de envelhecimento populacional, Foz do Iguaçu – PR segue a mesma tendência. Essa transição demográfica influencia diretamente o mercado de trabalho, pois com maior perspectiva de vida, muitos idosos continuarão a trabalhar. Com o objetivo de analisar a inserção dos idosos que atuam no mercado de trabalho da cidade de Foz do Iguaçu, esta pesquisa, através de entrevistas semiestruturadas, buscou conhecer a perspectiva das empresas e dos colaboradores idosos a respeito do trabalho na terceira idade. Tanto para os colaboradores com 60 anos de idade ou mais, quanto para os gestores, os funcionários da terceira idade estão suprindo as necessidades laborais e, em vários casos, superam em qualidade e responsabilidade o trabalho dos mais jovens. Os indivíduos idosos que se mantêm trabalhando o fazem, principalmente, por necessidade de complemento de renda e para manter-se ativo e em sociedade. Demonstram suas experiências acumuladas em um trabalho visto como exemplar pelos gestores. Ser idoso não é sinônimo de incapacidade. Envelhecer é algo natural e inserir ou manter idosos no ambiente de trabalho também passou a ser.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Giuliano Derrosso, UDC

Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Mestre em Administração e graduado em Psicologia e Administração. Professor do cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC)

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

Derrosso, G., & Oliveira, M. (2018). A INSERÇÃO DE IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO DE FOZ DO IGUAÇU. Revista De Ciencias Humanas, 11(1). https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo4