Aprendizagem: Uma Abordagem Psicofisiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo10

Palavras-chave:

Aprendizado. Condicionamento. Neurociências. Cognição. Comportamento.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar de maneira didática o aprendizado, como um processo psicológico básico de extrema importância para todos os animais. Perceberemos que o aprendizado exerce uma importância influência sobre nosso comportamento e é surpreendentemente útil para a sobrevivência dos animais. Serão apresentados as duas formas de aprendizado não associativo (habituação e sensibilização) e as duas formas de aprendizado associativo (condicionamento clássico e condicionamento operante). Serão explicados alguns experimentos clássicos na área. Por fim, este é um tema de grande importância para psicólogos e psicoterapeutas, uma vez que compreender os mecanismos do aprendizado nos ajuda a entender melhor distúrbios comportamentais como a síndrome de estresse pós-traumático e a dependência química, por exemplo. Além disso o tema apresenta grande relevância para a área de educação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nicole Costa Faria, UFJF

Psicóloga - Departamento de Psicologia, UFJF

Carlos Alberto Mourão Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Professor Associado da UFJF.

Referências

ANDRADE, V. M.; SANTOS, F. H.; BUENO, O. F. A. Neuropsicologia hoje. São Paulo: Artes Médicas; 2004.

BADDELEY, A. Working memory, thought and action. New York: Oxford University Press; 2007.

BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3 ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.

CARLSON, N. R. Fisiologia do comportamento. 7 ed. Barueri: Manole, 2002.

FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ; L. F.; CAMARGO, C. H. P.; COSENZA, R. M. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FUSTER, J. M. Cortex and mind: unifying cognition. New York: Oxford University Press, 2003.

FUSTER, J. M. The prefrontal cortex. 4 ed. London: Academic Press, 2008.

GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. R. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GOLDBERG, E. The new executive brain: frontal lobes in a complex world. Oxford: Oxford University Press, 2009.

IZQUIERDO, I. Memória. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KANDEL, E. R. In search of memory: the emergence of a new science of mind. New York: W. W. Norton Company, 2006.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Essentials of neural science and behavior. 4 ed. East Norwalk: Appleton Lange, 2000.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M.; SIEGELBAUM, S. A.; HUDSPETH, A. J. Principles of neural science. 5 ed. New York: McGraw-Hill, 2013.

KNAPP, P.; CAMINHA, R. M. Terapia cognitiva do transtorno de estresse pós-traumático. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25, n. 1, p. 31-36, 2003.

LEDOUX, J. The emotional brain: the mysterious underpinnings of emotional life. New York: Simon Schuster Paperbacks, 1996.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios?: conceitos fundamentais de neurociência. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2010.

LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.

MOURÃO JÚNIOR, C. A.; ABRAMOV, D. M. Fisiologia essencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MOURÃO JÚNIOR; C. A.; MELO, L. B. R. Integração de três conceitos: função executiva; memória de trabalho e aprendizado. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 309-314, 2011.

PAVLOV, I. P. Conditioned Reflexes. 2 ed. Nova Iorque: Dover Publications, 2003.

PURVES, D.; AUGUSTINE, G. J.; FITZPATRICK, D.; KATZ, L. C.; LA MANTIA, A. S.; MCNAMARA, J. O. et al. Neurociências. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SHEAR, J. Explaining consciousness: the "hard problem". Cambridge: MIT Press, 1997.

SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. 11 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

SQUIRE, L. R.; KANDEL, E. R. Memória: da mente às moléculas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SQUIRE, L. R.; BERG, D.; BLOOM, F. E.; DU LAC, S.; GHOSH, A.; SPITZER, N. C. Fundamental neuroscience. 4 ed. New York: Academic Press, 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Faria, N. C., & Mourão Júnior, C. A. (2017). Aprendizagem: Uma Abordagem Psicofisiológica. Revista Ciências Humanas, 10(1), 99-107. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)