Aprendizagem: Uma Abordagem Psicofisiológica
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo10Palabras clave:
Aprendizado. Condicionamento. Neurociências. Cognição. Comportamento.Resumen
O objetivo do presente trabalho é apresentar de maneira didática o aprendizado, como um processo psicológico básico de extrema importância para todos os animais. Perceberemos que o aprendizado exerce uma importância influência sobre nosso comportamento e é surpreendentemente útil para a sobrevivência dos animais. Serão apresentados as duas formas de aprendizado não associativo (habituação e sensibilização) e as duas formas de aprendizado associativo (condicionamento clássico e condicionamento operante). Serão explicados alguns experimentos clássicos na área. Por fim, este é um tema de grande importância para psicólogos e psicoterapeutas, uma vez que compreender os mecanismos do aprendizado nos ajuda a entender melhor distúrbios comportamentais como a síndrome de estresse pós-traumático e a dependência química, por exemplo. Além disso o tema apresenta grande relevância para a área de educação.Métricas
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