FORMAR PESQUISADORES INTERDISCIPLINARES
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n1.a276Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Formação de pesquisadores. Atitude interdisciplinar.Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as questões da Interdisciplinaridade a partir do desafio encontrado nos últimos quarenta anos em formar pesquisadores interdisciplinares. Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 1970, é visível o esforço que vem se fazendo na tentativa de se efetivar currículos e práticas interdisciplinares, com vistas à superação da fragmentação do conhecimento e a integração dos saberes. No entanto, há que se pensar, também, sobre os aspectos que envolvem a formação do pesquisador interdisciplinar, a partir dos seguintes questionamentos: o que é ser interdisciplinar? O que é atitude interdisciplinar? Como se formam pesquisadores interdisciplinares? Acredita-se que este é um processo que se constrói na ambiguidade da parceria e da solidão. O pesquisador caminha em direção a um saber ser interdisciplinar na medida em que se torna parceiro de seus colegas, também pesquisadores, e, juntos, passam a refletir, a estudar e a planejar coletivamente sobre suas pesquisas na mesma medida em que se recolhem no silêncio de seus espaços e se dedicam a escrever solitariamente sobre tudo o que pensaram, viram e coletaram. Este exercício requer a abertura para a crítica, para a exposição, no sentido de permitirem que seu trabalho seja posto à prova, a fim de que os saberes nele revelados possam ser considerados, de fato, interdisciplinares.
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