FORMAR PESQUISADORES INTERDISCIPLINARES

Authors

  • Mariana Moreira José UNITAU
  • Ivani Fazenda PUC/SP
  • Carlos dos Santos USP

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n1.a276

Keywords:

Interdisciplinaridade. Formação de pesquisadores. Atitude interdisciplinar.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as questões da Interdisciplinaridade a partir do desafio encontrado nos últimos quarenta anos em formar pesquisadores interdisciplinares. Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 1970, é visível o esforço que vem se fazendo na tentativa de se efetivar currículos e práticas interdisciplinares, com vistas à superação da fragmentação do conhecimento e a integração dos saberes. No entanto, há que se pensar, também, sobre os aspectos que envolvem a formação do pesquisador interdisciplinar, a partir dos seguintes questionamentos: o que é ser interdisciplinar? O que é atitude interdisciplinar? Como se formam pesquisadores interdisciplinares? Acredita-se que este é um processo que se constrói na ambiguidade da parceria e da solidão. O pesquisador caminha em direção a um saber ser interdisciplinar na medida em que se torna parceiro de seus colegas, também pesquisadores, e, juntos, passam a refletir, a estudar e a planejar coletivamente sobre suas pesquisas na mesma medida em que se recolhem no silêncio de seus espaços e se dedicam a escrever solitariamente sobre tudo o que pensaram, viram e coletaram. Este exercício requer a abertura para a crítica, para a exposição, no sentido de permitirem que seu trabalho seja posto à prova, a fim de que os saberes nele revelados possam ser considerados, de fato, interdisciplinares.

Metrics

PDF views
1,274
Jul 01 '16Jul 04 '16Jul 07 '16Jul 10 '16Jul 13 '16Jul 16 '16Jul 19 '16Jul 22 '16Jul 25 '16Jul 28 '162.0
| |

Author Biography

Mariana Moreira José, UNITAU

Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais

Published

2016-07-01

How to Cite

Moreira José, M., Fazenda, I., & dos Santos, C. (2016). FORMAR PESQUISADORES INTERDISCIPLINARES. Human Sciences Journal - RCH, 9(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n1.a276

Issue

Section

Original Article