Pensamento autônomo e ensino de filosofia: uma reflexão a partir de Schopenhauer

Autores

  • Vilmar Debona PUCPR

Resumo

O texto versa sobre o tema do pensador autônomo, Selbstdenker, e sobre o ensino da filosofia sob a ótica do pensamento de Schopenhauer. Uma das questões analisadas é a da possibilidade de se pensar ou fazer filosofia autonomamente. Com isso, no entanto, depara-se com outra problemática concernente à história da filosofia: é possível conservar um grau de independência em relação à tradição quando se objetiva um pensamento autônomo? Aos olhos de Schopenhauer, se a história da filosofia fosse considerada como essencial, seria impossível não rejeitar à condição de se pensar a partir de problemáticas próprias. No entanto, o próprio pensador escreve seus Fragmentos sobre a história da filosofia e indica uma saída: a história pode ser considerada somente na medida em que se percebe nela uma afinidade com outra teoria que, por sua vez, deve ser autônoma.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vilmar Debona, PUCPR

Doutorando em Filosofia pela USP, Mestre e Graduado em Filosofia pela PUCPR e professor do Departamento de Graduação em Filosofia da PUCPR.

Downloads

Publicado

2009-08-19

Como Citar

Debona, V. (2009). Pensamento autônomo e ensino de filosofia: uma reflexão a partir de Schopenhauer. Revista Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/217