Trajetórias de Vida e Profissão de um Grupo de Alunas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Um Olhar à Luz das Relações de Gênero
Palavras-chave:
Mulheres, Gênero, Trajetória profissional.Resumo
Embora as mulheres configurem um número bastante expressivo dos trabalhadores de nosso país, as construções sociais de gênero que consolidam o papel da mulher de modo hierarquicamente inferior ao do homem parecem ainda não terem sido superadas. Dada essa realidade na qual se conformam a identidade e a profissionalização feminina, esta pesquisa objetivou apreender, na trajetória de vida pessoal e profissional de um grupo de mulheres, alunas de um programa de pós-graduação stricto sensu, como as relações de gênero se fizeram presentes em seus cursos de vida. De natureza qualitativa, a pesquisa se utilizou da entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, visando levantar, nos relatos das participantes, os incidentes críticos que se verificaram ao longo das trajetórias de constituição de suas carreiras profissionais. Como resultados, observou-se que, a despeito das mudanças instauradas nos âmbitos da profissionalização feminina e também dos novos modelos de configuração familiar, houve pouca redefinição do papel social das mulheres, cabendo a elas, ainda hoje, a maior parcela da responsabilidade com o cuidado aos filhos e ao lar. Também foi possível constatar a persistência do preconceito em relação à presença das mulheres em profissões historicamente consideradas masculinas.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.