Trajetórias de Vida e Profissão de um Grupo de Alunas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Um Olhar à Luz das Relações de Gênero

Authors

  • Silvana Faria Melo Universidade de Taubaté

Keywords:

Mulheres, Gênero, Trajetória profissional.

Abstract

Embora as mulheres configurem um número bastante expressivo dos trabalhadores de nosso país, as construções sociais de gênero que consolidam o papel da mulher de modo hierarquicamente inferior ao do homem parecem ainda não terem sido superadas. Dada essa realidade na qual se conformam a identidade e a profissionalização feminina, esta pesquisa objetivou apreender, na trajetória de vida pessoal e profissional de um grupo de mulheres, alunas de um programa de pós-graduação stricto sensu, como as relações de gênero se fizeram presentes em seus cursos de vida. De natureza qualitativa, a pesquisa se utilizou da entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, visando levantar, nos relatos das participantes, os incidentes críticos que se verificaram ao longo das trajetórias de constituição de suas carreiras profissionais. Como resultados, observou-se que, a despeito das mudanças instauradas nos âmbitos da profissionalização feminina e também dos novos modelos de configuração familiar, houve pouca redefinição do papel social das mulheres, cabendo a elas, ainda hoje, a maior parcela da responsabilidade com o cuidado aos filhos e ao lar. Também foi possível constatar a persistência do preconceito em relação à presença das mulheres em profissões historicamente consideradas masculinas.

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Author Biography

Silvana Faria Melo, Universidade de Taubaté

Professora do Núcleo de Educação a Distância da Uiversidade de Taubaté, mestranda no programa de Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté.

Published

2014-07-14

How to Cite

Melo, S. F. (2014). Trajetórias de Vida e Profissão de um Grupo de Alunas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Um Olhar à Luz das Relações de Gênero. Human Sciences Journal - RCH, 7(1). Retrieved from https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/126