Características dos Docentes Readaptados por Transtornos Mentais e Comportamentais

Autores

  • Auro F. B. Ortega Unitau
  • Renato de Sousa Almeida Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n1.a1067

Palavras-chave:

Palavras-chave: Desenvolvimento Humano. Transtornos Mentais e Comportamentais. Readaptação Docente.

Resumo

 

Resumo: O trabalho e a saúde docente são áreas de estudo que deveriam ser exploradas em razão das profundas mudanças da escola e da educação, as quais são impactadas pelas transformações sociais e trabalhistas. O objetivo aqui é analisar características sociodemográficas e de comportamento relacionadas à saúde, morbidade crônica e violência na escola de docentes readaptados por transtornos mentais e comportamentais de uma rede municipal de ensino no vale do Paraíba. Trata-se uma pesquisa aplicada, descritiva, exploratória e quantitativa. Foi aplicado questionário para identificar tal característica, e os resultados foram apresentados na forma de percentis de acordo com as respostas. Os resultados demonstraram que as causas que desencadeiam os afastamentos por TMC (CID-10-F), se configuram em: episódios de agressão na escola por parte dos alunos, pais, colegas de trabalho e funcionários; indisciplina dos alunos; falta de autonomia do docente; falta de apoio da gestão escolar; tempo inadequado para preparação de aulas e correção de trabalhos dos alunos; falta de condições adequadas relacionadas ao conforto ambiental em sala de aula. Sendo assim, esses resultados nos trazem um perfil dos fatores agravantes ao desenvolvimento de TMC em professores readaptados, e isso deve ser levado em consideração pela gestão pública de Secretarias de Educação, podendo gerar melhor conforto ao ambiente de trabalho e amenizar o absenteísmo.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Ortega, A. F. B., & Almeida, R. de S. (2025). Características dos Docentes Readaptados por Transtornos Mentais e Comportamentais. Revista Ciências Humanas, 18(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n1.a1067

Edição

Seção

Artigo Original