Cordel Sobre “Carolina Maria De Jesus” em Sala de Aula

uma contribuição à formação leitora

Autores/as

  • Maria Alzirene Nascimento Silva Unitau
  • Eliana Vianna Brito Kozma UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n1.a996

Palabras clave:

Decolonialidade, Cultura afro-brasileira, Mediação, Formação Leitora, Cordel

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de leitura do gênero cordel, publicado por Jarid Arraes (2017), acerca da história de vida de Carolina Maria de Jesus, visando ao enriquecimento das práticas pedagógicas em sala de aula  sob uma perspectiva decolonial, antirracista. Como fundamentação teórica, adotamos a abordagem sociocognitiva de leitura que assevera ações para contemplar uma formação leitora mais proficiente, prazerosa e autônoma. Como resultados, esperamos que as vozes manifestadas de cada aluno possam se tornar as mais apreciáveis referências para uma atuação que despreze atitudes preconceituosas e acolha momentos socioculturais, contribuindo para uma identidade negra mais soberana em sala de aula por meio da leitura e da interação. Esta proposta de leitura contribuirá para que se possa estimular cada vez mais o trabalho educacional que vai além de conteúdos pré-estabelecidos pelos currículos e matrizes. Espera-se que o enriquecimento da aula com leitura de cordéis seja um estímulo para os alunos a fim de que possam alcançar seus verdadeiros anseios e aprender, ludicamente, a ressignificar o que ouvem, o que falam, o que fazem e o que sentem.

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Biografía del autor/a

Eliana Vianna Brito Kozma, UNITAU

Mestre em Língua Portuguesa (PUC-SP), Doutora em Linguística Aplicada (PUC-SP), professora assistente doutora da Universidade de Taubaté e editora da revista online Caminhos em Linguística Aplicada. Faz parte do Conselho Editorial da Revista de Extensão da UNITAU e é parecerista Ad hoc da revista Bakhtiniana. Encontra-se exercendo a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, e suas publicações versam sobre os seguintes temas: estratégias de leitura, discurso jornalístico, discurso publicitário, gêneros discursivos, linguagem midiática, entre outros.

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Publicado

2024-04-19

Cómo citar

Nascimento Silva, M. A., & Vianna Brito Kozma, E. (2024). Cordel Sobre “Carolina Maria De Jesus” em Sala de Aula: uma contribuição à formação leitora. Revista De Ciencias Humanas, 17(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n1.a996

Número

Sección

Artículo original