Cordel Sobre “Carolina Maria De Jesus” em Sala de Aula
uma contribuição à formação leitora
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n1.a996Keywords:
Decolonialidade, Cultura afro-brasileira, Mediação, Formação Leitora, CordelAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de leitura do gênero cordel, publicado por Jarid Arraes (2017), acerca da história de vida de Carolina Maria de Jesus, visando ao enriquecimento das práticas pedagógicas em sala de aula sob uma perspectiva decolonial, antirracista. Como fundamentação teórica, adotamos a abordagem sociocognitiva de leitura que assevera ações para contemplar uma formação leitora mais proficiente, prazerosa e autônoma. Como resultados, esperamos que as vozes manifestadas de cada aluno possam se tornar as mais apreciáveis referências para uma atuação que despreze atitudes preconceituosas e acolha momentos socioculturais, contribuindo para uma identidade negra mais soberana em sala de aula por meio da leitura e da interação. Esta proposta de leitura contribuirá para que se possa estimular cada vez mais o trabalho educacional que vai além de conteúdos pré-estabelecidos pelos currículos e matrizes. Espera-se que o enriquecimento da aula com leitura de cordéis seja um estímulo para os alunos a fim de que possam alcançar seus verdadeiros anseios e aprender, ludicamente, a ressignificar o que ouvem, o que falam, o que fazem e o que sentem.
Metrics
References
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 1999
ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, http:// basenacionalcomum.mec.gov.br, 2016. Acesso em 10 de julho de 2016.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.
BARROSO, Maria Helenice. Os cordelistas no Distrito Federal: dedilhando a viola, contando a história. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em História) ̶ Universidade de Brasília – UNB, Brasília, 2006.
CASCUDO, Luís Câmara. Literatura oral no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.
CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro/Summus, 2000.
COSCARELLI, Carla Viana (Org). Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Educação, imagem e mídias. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendente e educação. São Paulo: Paulinas, 2007.– (Coleção educação em foco. Série educação, história e cultura).
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
ROMERO, Sílvio. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. Petrópolis, 1977.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1996.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007.
WALSH, Catherine. Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Human Sciences Journal - RCH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.