METODOLOGIA AUTOMATIZADA E PSICOMÉTRICA PARA ANÁLISE DE DEBATE NA WEB
o caso do projeto de pesquisa “Engage for SDG”
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n3.a949Palabras clave:
Alterações Climáticas, Redes Sociotécnicas, Social Big Data, Questionário de Fundamentos MoraisResumen
O objetivo deste texto é apresentar as etapas do estudo do projeto “Engage for SDG”, que combinou metodologia automatizada e psicométrica, ao coletar e analisar tweets em língua portuguesa sobre alterações climáticas, e ao convidar parte desses utilizadores do Twitter para responder um questionário que avaliava os atributos morais que mais lhes pode gerar engagement em narrativas ambientais. A metodologia foi coletar e analisar 21.338 comentários na plataforma, a partir da recolha automática de com base em palavras-chave. A seguir, aplicar inquérito psicométrico com 301 resultados, para analisar a relevância de cinco fundamentos morais para dilemas gerais e ambientais. Percebemos que os valores “cuidado” e “justiça” contam com o maior engajamento das respostas, e que os valores “pureza” e “autoridade” contêm o desvio-padrão das respostas, tendo sido rejeitados pelos inquiridos. E graças à metodologia automatizada, concluímos que brasileiros e portugueses diferem na forma como se relacionam com o tema e nos fundamentos que associam ao tema, bem como nas personalidades invocadas e nas responsabilidades atribuídas.
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