MONTEIRO LOBATO, LA CIENCIA Y SU CONTRIBUCIÓN CONTRA LA CEGUERA BOTÁNICA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a863Palabras clave:
Literatura infantil, Pedagogía, EducaciónResumen
Algunos escritores, como Monteiro Lobato, con importantes conocimientos científicos consiguen insertar la ciencia en sus escritos literarios, haciendo atractivo tanto la trama como el conocimiento científico. La interacción entre este tipo de literatura y las diferentes materias que se imparten en las escuelas primarias y secundarias puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes. Dado lo anterior, los objetivos de este artículo fueron demostrar que la literatura infantil de Lobato tiene contenidos relacionados con la botánica, y ejemplificar cómo se puede utilizar para hacer la botánica más atractiva para el estudiante. Se analizaron veintiún libros infantiles de la escritora, así como textos que analizan cómo la escritora abordó la naturaleza y la ciencia en sus textos. Después de la investigación documental, fue posible concluir que Monteiro Lobato aborda conceptos de la botánica, que pueden ser utilizados como práctica pedagógica para hacer más atractiva esta ciencia.
Métricas
Citas
Andrade, J. M. (2014). O Poço do Visconde: conceitos de geologia, política e proatividade para crianças. INTERSEMIOSE, III(6), 66-79.
Apóstolo Netto, J. (1996). O discurso cientificista no livro A Chave do Tamanho de Monteiro Lobato. Pós-História, 4, 45-66.
Bastos, Glaucia Soares. (2009). Jeca Tatuzinho: patriotismo e propaganda. In Marisa Lajolo (Org.). Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta (p. 139-147). São Paulo: Editora Unesp.
Bignotto, Cilza. (2009). João Nariz, o garimpeiro que virou raridade. In Marisa Lajolo (Org.). Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta (p. 123-135). São Paulo: Editora Unesp.
Bignotto, Cilza. (2021). Reescrevendo a narrativa: racismo em livros infantis da época de Monteiro Lobato. Revista Brasileira de Literatura Comparada, 23(43), 56-79.
Camenietzki, C. Z. (1988). O saber impotente: estudo da noção de ciência na obra infantil de Monteiro Lobato. Dissertação de mestrado, FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Carola, C. R. & Cabral, G. S. (2017). Natureza, sensibilidade ambiental e tendências antropocêntricas na literatura infantojuvenil brasileira (1934-1971). Diálogos, 18(1), 435-472.
Cardoso, Rosimeiri Darc. (2009). Geografia de Dona Benta: o mundo pelos olhos da imaginação. In Marisa Lajolo (Org.). Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta (p. 403). São Paulo: Editora Unesp.
Cielo, A. V. (2006). Educação ambiental, representações sociais e formação de professores (as): de volta à escola com Monteiro Lobato. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Carvalho, F. A. de. (2007). Fragmentos literários para a educação ambiental. Remea - Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental, 18, 336-348.
Devide A. C. P., Castro C. M., Ribeiro R. L. D., Abboud A. C. S., Pereira M. G., Rumjanek N. G. (2014). História Ambiental do Vale do Paraíba Paulista, Brasil. Revista Biociências, Taubaté, 20(1), 12-29.
Groto, S. R. (2012). Literatura de Monteiro Lobato no Ensino de Ciências. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.
Groto, S. R. & Martins, A. F. P. (2015). A Literatura de Monteiro Lobato na discussão de questões acerca da Natureza da Ciência no Ensino Fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências,17(2), 390-413.
Lakatos, E. M.; Marconi, M. A. (2010). Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas.
Lobato, Monteiro. (1969). Geografia de Dona Benta (17a ed.). São Paulo: Brasilienses.
Lobato, Monteiro. (2020a). Histórias diversas. Jandira: Ciranda Cultural.
Lobato, Monteiro. (2020b). História do mundo para as crianças. Jandira: Ciranda Cultural.
Lobato, Monteiro. (2020c). Memórias de Emília. Jandira: Ciranda Cultural.
Lobato, Monteiro. (2009). Emília no País da Gramática. (2a. ed.) São Paulo: Globo.
Lobato, Monteiro. (2008). Mundo da Lua. São Paulo: Editora Globo.
Lobato, Monteiro. (2019a). O poço do visconde. Jandira: Ciranda Cultural
Lobato, Monteiro. (2019b). Reinações de Narizinho. Jandira: Ciranda Cultural.
Lobato, Monteiro. (2019c). Serões de Dona Benta. Jandira: Ciranda Cultural.
Machado, C. & Amaral, M. (2015). Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 8(2), 7-20.
Martins, A. F. P. & Groto, S. R. (2012). Discutindo ciência com Monteiro Lobato. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação, Campinas, SP, Brasil, 8.
Matias, E. M.; Carvalho, A. V. & Brasileiro, L. G. (2020). Quem semeia vento colhe tempestade? Microrrealidades socioambientais transformadas pelo turismo em São Miguel do Gostoso – RN. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(1), 112-125.
Nilson, L. L.; Boer, N.; Fuzer, (2016). C. Aspectos que facilitam a sensibilização acerca da sustentabilidade na obra “A chave do tamanho”, de Monteiro Lobato. Indagatio Didactica, 8 (1), 2008-2020.
Nilson, L. L.; Boer, N. (2021, maio). Sustentabilidade presentes na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato. Anais do VI Congresso Internacional de Educação, Santa Maria, RS, Brasil, 6.
Oliveira, C. M. de & Batista, M. C. (2021). A relação da Literatura com a Astronomia a partir da análise de uma imagem do conto “O nosso sistema solar” de Monteiro Lobato. Research, Society and Development, 10(16), 1-8.
Salatino, A. & Buckeridge, M. (2016). “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, 30(87), 177-196.
Souza, H. A. L. de; Cavalari, R. M. F. (2009). As concepções de natureza e de relação sociedade-natureza no pensamento de Monteiro Lobato. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 3, 251-270.
Souza, Loide Nascimento de. (2009). Monteiro Lobato e o processo de reescritura das fábulas. In Marisa Lajolo (Org.). Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta (p. 103-119). São Paulo: Editora Unesp.
Souza, J. W. (2018). O Jeca Doente de Problema Vital: Monteiro Lobato e os higienistas de São Paulo em 1918. Estudos De Sociologia, 23(44), 325-344.
Valente, T. A. (2011). Monteiro Lobato: um estudo de A chave do tamanho. São Paulo: Editora Unesp.
Zanetic, J. (2007). Literatura e cultura científica. In Almeida, Maria José P. M.; Silva, Henrique César da. Linguagens, Leituras e Ensino de Ciências. (p. 11-31). Campinas: Mercado das Letras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Ciencias Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.