SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES E DISCENTES UNIVERSITÁRIOS
reflexos da pandemia?
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a781Palabras clave:
Esgotamento Profissional, Docentes de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, PandemiasResumen
Objetivo: analisar a presença dos sintomas de burnout em docentes e discentes de Enfermagem em um ano de pandemia. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado online, com alunos e professores vinculados a uma instituição de ensino superior de Santa Catarina, em 2020. Para análise dos sintomas de burnout em docentes, foi utilizadoo Inventário de Burnout de Maslach, e para análise dos sintomas em discentes foiutilizado o Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS). Resultados: Em 2020 o curso continha 15 docentes e 188 discentes, destes 10 professores e 74 alunos participaram da pesquisa, correspondendo a 75% e 39,4%, respectivamente. Entre os docentes observou-se que são jovens (medida idade 47,3 ±8,8) anos, e com experiência no ensino superior (tempo médio de docência 12,9 anos). Os professores apresentaram baixos índices de despersonalização, elevada exaustão emocional e boa realização pessoal. Entre os estudantes, os níveis de exaustão emocional foram elevados, assim como de satisfação pessoal, e baixos índices de descrença. A Exaustão Emocional foi a variável mais frequente. Conclusão: ratifica-se a necessidade de estar atento aos sinais de burnout, e a importância do apoio institucional para auxiliar docentes e acadêmicos a enfrentar os desafios, agravados pela pandemia.
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