ABORDAGENS EM PESQUISAS DE MESTRADO DO PPGE DA UFMG (2016-2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a727

Palabras clave:

Pesquisa, Educação, Pós-graduação, Abordagens, Técnicas de coleta.

Resumen

Este estudo possui como objetos de investigação as dissertações de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e parte da seguinte pergunta norteadora: quais as abordagens de pesquisa e as técnicas de coletas de dados permeiam as dissertações do PPGE da UFMG no último quadriênio 2016-2019? A partir dessa indagação, elaboramos este estudo com o objetivo de identificar as abordagens de pesquisa e técnicas de coletas de dados presentes nas dissertações de Mestrado do PPGE da UFMG. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, na qual os dados foram obtidos a partir de 159 dissertações do programa em tela. A análise dos dados permitiu constatar que os estudos são, prioritariamente, de abordagem qualitativa, utilizando-se, em sua maioria, de documentos, entrevistas e observações como técnicas de coletas de dados. Este levantamento nos permite refletir sobre as especificidades das pesquisas na área de Educação, especialmente no tocante a utilização das abordagens e técnicas de coletas de dados.

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Biografía del autor/a

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de P´ós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Educação Física pela Universidade Regional Cariri (URCA/UDI). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

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Publicado

2021-04-25

Cómo citar

de Medeiros Filho, A. E. C., de Lima, P. R. ., & Souza Silva, L. . (2021). ABORDAGENS EM PESQUISAS DE MESTRADO DO PPGE DA UFMG (2016-2019). Revista De Ciencias Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a727

Número

Sección

Artículo original