NARRATIVAS E ENTREVISTAS EM PESQUISAS QUALITATIVAS

história oral como possibilidade teórico-metodológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a724

Palabras clave:

Narrativa, História Oral, Procedimentos, Metodologia

Resumen

O presente artigo apresenta elementos centrais para a condução de uma pesquisa qualitativa que pretende registrar entrevistas de história oral. O texto indica caminhos a serem seguidos na elaboração de um projeto, no direcionamento de entrevistas, na constituição de análises e elaboração do texto final. Além de explicar procedimentos metodológicos, é objetivo trabalhar conceitos e fundamentos teóricos que orientam o fazer da pesquisa na área, de maneira a mostrar a complexidade e seriedade do exercício de entrevistar pessoas e valorizar suas histórias. O referencial teórico utilizado é explicitado, e são sistematizadas experiências de pesquisa desenvolvidas ao longo de duas décadas, baseadas nos estudos de Meihy. Desta forma, espera-se que este artigo evidencie posturas e conhecimentos que os pesquisadores da área devem constituir.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Atualmente, é professora na UNITAU – Universidade de Taubaté e Diretora da Fala Escrita,. Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN - USP. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda - Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York - EUA (2006). É autora de livros. Entre suas principais obras estão: "Guia prático de História Oral" (2011), "Vozes da marcha pela terra" (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), "Vozes da Terra - história de vida dos assentados rurais de São Paulo" (2005) e "Produção do conhecimento histórico" (2009/2010), além artigos em livros e periódicos. Tem experiência de pesquisa e de docência em História, Artes, Comunicação e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Procedimentos Metodológicos, Memória, Identidade, Direitos, Cidadania e Educação.

Citas

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla (org). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

CALDAS, Alberto Lins. Oralidade, texto e História: para ler a História Oral. São Paulo: Loyola, 1999.

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de, RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral na Educação: memórias e identidades. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. LTC: Rio de Janeiro, 1989.

MARCONDES, N.A.V.; BRISOLA. E.M.A. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, 2014.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

_______ e RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Guia Prático de História Oral para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1992.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (tomo III). São Paulo: Papirus, 1997.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; DE OLIVEIRA, Patrícia R. Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 4, p. 412-430, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702, acesso em 10/12/2020.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral na escola: instrumento para o ensino de história. Oralidades (USP), n. 4-Jun-Dez/2008, p.99 - 109, 2008. Disponível em: http://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/rede-neho/revista-oralidades/, acesso em 10/12/2020.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Visões e perspectivas: documento em história oral. Oralidades, São Paulo, no 2 – jun/dez, 2007, p. 35-45. Disponível em: http://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/rede-neho/revista-oralidades/, acesso em 10/12/2020.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Processos de mudança do MST: histórias de uma família cooperada. 230f. (Dissertação de Mestrado em História Social). São Paulo, Universidade de São Paulo, 2002.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC. São Paulo. v.4, n.2, dez.,2014, p. 196-229.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2007.

Publicado

2021-07-02

Cómo citar

Ribeiro, S. L. S. (2021). NARRATIVAS E ENTREVISTAS EM PESQUISAS QUALITATIVAS: história oral como possibilidade teórico-metodológica. Revista De Ciencias Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a724

Número

Sección

Artículo original