NARRATIVAS E ENTREVISTAS EM PESQUISAS QUALITATIVAS
história oral como possibilidade teórico-metodológica
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a724Palabras clave:
Narrativa, História Oral, Procedimentos, MetodologiaResumen
O presente artigo apresenta elementos centrais para a condução de uma pesquisa qualitativa que pretende registrar entrevistas de história oral. O texto indica caminhos a serem seguidos na elaboração de um projeto, no direcionamento de entrevistas, na constituição de análises e elaboração do texto final. Além de explicar procedimentos metodológicos, é objetivo trabalhar conceitos e fundamentos teóricos que orientam o fazer da pesquisa na área, de maneira a mostrar a complexidade e seriedade do exercício de entrevistar pessoas e valorizar suas histórias. O referencial teórico utilizado é explicitado, e são sistematizadas experiências de pesquisa desenvolvidas ao longo de duas décadas, baseadas nos estudos de Meihy. Desta forma, espera-se que este artigo evidencie posturas e conhecimentos que os pesquisadores da área devem constituir.
Métricas
Citas
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla (org). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
CALDAS, Alberto Lins. Oralidade, texto e História: para ler a História Oral. São Paulo: Loyola, 1999.
CARVALHO, Maria Lucia Mendes de, RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral na Educação: memórias e identidades. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. LTC: Rio de Janeiro, 1989.
MARCONDES, N.A.V.; BRISOLA. E.M.A. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, 2014.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
_______ e RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Guia Prático de História Oral para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1992.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (tomo III). São Paulo: Papirus, 1997.
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; DE OLIVEIRA, Patrícia R. Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 4, p. 412-430, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702, acesso em 10/12/2020.
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral na escola: instrumento para o ensino de história. Oralidades (USP), n. 4-Jun-Dez/2008, p.99 - 109, 2008. Disponível em: http://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/rede-neho/revista-oralidades/, acesso em 10/12/2020.
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Visões e perspectivas: documento em história oral. Oralidades, São Paulo, no 2 – jun/dez, 2007, p. 35-45. Disponível em: http://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/rede-neho/revista-oralidades/, acesso em 10/12/2020.
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Processos de mudança do MST: histórias de uma família cooperada. 230f. (Dissertação de Mestrado em História Social). São Paulo, Universidade de São Paulo, 2002.
SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC. São Paulo. v.4, n.2, dez.,2014, p. 196-229.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ciências Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.