GORDOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR
uma análise histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a701Palabras clave:
Contexto Escolar. Gordofobia. Teoria Histórico-Cultural.Resumen
Analisando as percepções corporais ao longo do tempo, nota-se que estas sofreram diversas transformações durante o desenvolvimento da humanidade. À vista disto, este estudo tem o objetivo de descrever a trajetória histórica da percepção corporal até o surgimento do preconceito denominado gordofobia que atinge pessoas consideradas acima do peso, especificamente no contexto escolar. A pesquisa de cunho qualitativo se discorre a partir da revisão bibliográfica, tendo como eixo norteador a Teoria Histórico-Cultural que entende o homem em sua totalidade, inclusive, suas relações sociais. Considerou-se que a gordofobia é apreendida como signos, dando sentidos e significados negativos a pessoa gorda, ocorrendo em várias esferas sociais, profissional, econômico, inclusive o escolar, afetando principalmente o sexo feminino e o desenvolvimento das funções psíquicas dos alunos.
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