GORDOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR

uma análise histórico-cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a701

Palabras clave:

Contexto Escolar. Gordofobia. Teoria Histórico-Cultural.

Resumen

Analisando as percepções corporais ao longo do tempo, nota-se que estas sofreram diversas transformações durante o desenvolvimento da humanidade. À vista disto, este estudo tem o objetivo de descrever a trajetória histórica da percepção corporal até o surgimento do preconceito denominado gordofobia que atinge pessoas consideradas acima do peso, especificamente no contexto escolar. A pesquisa de cunho qualitativo se discorre a partir da revisão bibliográfica, tendo como eixo norteador a Teoria Histórico-Cultural que entende o homem em sua totalidade, inclusive, suas relações sociais. Considerou-se que a gordofobia é apreendida como signos, dando sentidos e significados negativos a pessoa gorda, ocorrendo em várias esferas sociais, profissional, econômico, inclusive o escolar, afetando principalmente o sexo feminino e o desenvolvimento das funções psíquicas dos alunos.

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Biografía del autor/a

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora com Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE)

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Publicado

2021-05-28

Cómo citar

Souza, V. C. da S., & Gonçalves, J. P. (2021). GORDOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR: uma análise histórico-cultural. Revista De Ciencias Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a701

Número

Sección

Artículo original