“PARA NUNCA ESQUECER”

direitos humanos e o tensionamento do currículo escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a677

Palabras clave:

Direitos Humanos e Educação, Oficinas Pedagógicas, Autonomia docente e discente.

Resumen

Discutir a questão dos direitos humanos no atual contexto é tarefa urgente que se impõe à escola, espaçotempo que, ao mesmo tempo em que materializa problemas existentes na sociedade, tem a possibilidade de contextualizá-los, construir críticas e mudanças sociais. Esse artigo se propõe a refletir sobre uma experiência de educação em Direitos Humanos vivenciada em uma escola estadual localizada na Baixada Fluminense. A experiência originou-se de iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para toda rede estadual e materializou-se em um processo de construção de autonomia tanto da escola, que elaborou sua proposta, quanto dos(as) estudantes, que participaram de todo o processo. Trata-se, assim, de uma reflexão sobre a potência das oficinas pedagógicas realizadas a partir de eixos ancorados no cotidiano da escola e negociados com os(as) estudantes. A experiência com as oficinas pedagógicas possibilitou a construção de tessituras de reflexões sobre a (re)produção dos estigmas sociais que rebatem no espaço escolar e sobre a urgência de se (re)pensar o currículo escolar na tentativa de desmistificar a naturalização e normatização da negação dos Direitos Humanos, discriminação e preconceitos.

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Biografía del autor/a

Tiago Dionisio da Silva, Professor da SEEDUC/RJ e doutorando em educação do PPGEduc/UFRRJ

Professor da SEEDUC/RJ e doutorando em educação do PPGEduc/UFRRJ.

Nilcelio Sacramento de Sousa, Professor da SME de Mairi/BA e doutorando em educação do PPGE/UFF

Doutorando em Educação, área de concentração: Estudos do Cotidiano e da Educação Popular pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Rede Municipal de Ensino de Mairi/Bahia. Membro dos Grupos de Pesquisa: Diversidade Sexual na Educação e na Escola: estado da arte (UFF), Políticas do Corpo e Diferenças (UFPel) e Práticas Educativas e Formação de Professores (UNIRIO). Atua principalmente nos seguintes temas: formação docente continuada, diferença, gênero, sexualidades e currículo/s.

Adenir Carvalho Rodrigues , Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia e Municipal de Bonito/BA

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Cândido Mendes (2015). Especialista em Filosofia Clínica pela Faculdade Itecne de Cascavel (2012), Graduado em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2010). Graduado em História pela UNEB (2014). Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia e Municipal da cidade do Bonito/Ba. Atuação na Educação Privada Superior com os sequintes temas: Formação continuada; Avaliação, Filosofia e História da Educação.

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Publicado

2021-03-09

Cómo citar

Silva, T. D. da, Sousa, N. S. de ., & Rodrigues , A. C. (2021). “PARA NUNCA ESQUECER”: direitos humanos e o tensionamento do currículo escolar. Revista De Ciencias Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a677

Número

Sección

Artículo original