MARKETING EM CLUSTERS E APL
análise bibliométrica das publicações nacionais no período de 2009 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a630Palabras clave:
Marketing; arranjo produtivo local; APL; cluster; análise de publicaçõesResumen
O objetivo do presente estudo é analisar as publicações científicas sobre clusters e arranjos produtivos locais (APLs) no Brasil, que abordam o tema Marketing no período de 2009 a 2019. Realizou-se a pesquisa em periódicos, nas seguintes bases de dados: CAPES, SPELL, SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO, obtendo-se um total de 59 artigos. A análise permitiu identificar as características das publicações quanto às abordagens metodológicas e os métodos de pesquisa, os estados e regiões que mais possuem publicações, os clusters e APLs pesquisados. Verificou-se a tendência de as pesquisas fazer uma abordagem superficial sobre marketing, mesmo que inicialmente tenha proposto o contrário. Constatou-se que as pesquisas tratam a questão do marketing em APL e clusters de forma incipiente, nem sempre conclusivas. Portanto, existe uma oportunidade para a realização de novas pesquisas com vista a aprofundar o assunto, inclusive com estudos e outras regiões pois grande maioria dos estudos estão na região sul e sudeste, para uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da teoria
Métricas
Citas
AMATO NETO, J. Redes de Cooperação Produtiva e Clusters Regionais: Oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas. São Paulo: Atlas, 2000.
AMATO NETO, J. Gestão de sistemas locais de produção e inovação. São Paulo: Atlas, 2009.
ARAÚJO, M. J. Fundamentos de Agronegócios. 2. ed. São Paulo. Atlas, 2005.
BALESTRIN, ALSONES; VERSCHOORE, JORGE. Redes de cooperação empresarial: Estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008
CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. In: LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E.; MACIEL, M. L. (Org.). Pequena empresa: cooperação e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003, CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. Políticas para promoção de arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas: conceito vantagens e restrições do e equívocos usuais. 2003.
CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M.; STALLIVIERI, F. (org.). Arranjos Produtivos Locais: uma alternativa para o desenvolvimento: Experiências de Políticas, Vol. 2 . Papers. Rio de Janeiro, 2008.
CASTELLS, M. A era da informação: economia sociedade e cultura – a sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. 1999.
CHURCHILL GILBERT A. JR, PETER PAUL J. Marketing criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva 2000.
FIGUEIREDO, J. C; DI SERIO, L. C. Estratégia em clusters empresariais: conceitos e impacto na competitividade. In: DI SERIO, L. C. (Org). Clusters empresariais no Brasil: casos selecionados. São Paulo: Saraiva, 2007.
FLEURY, S. Democracia, descentralização e desenvolvimento: Brasil e Espanha. Rio de Janeiro. FGV, 2006.
GIL, ANTONIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. SP: Atlas, 2010.
GRACIOSO, F. Marketing: o sucesso em 5 movimentos. São Paulo: Atlas, 1997. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Grandes números do ensino superior-graduação - 2000 – Brasil.
GRANDORI, A.; SODA, G. (1995) Inter-firm Network: antecedents, mechanisms and forms. Organization Studies, 1995.
KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000
KOTLER, P.; KELLER, K. L., Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006.
KOTLER, P.; ARMSTRONG G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2009.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LIU, B.S.; MADHAVAN, R.; SUDHARSHAN, D. DiffuNET: The Impact of Network Structure on Diffusion of Innovation. European Journal of Innovation Management, vol. 8, nº2, 2005.
Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio – MDIC - Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais: Manual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais. Portaria n°187, de 31 de outubro de 2006.
Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comérci0 – MDIC. 7ª Conferência Brasileira de APLs. (2015). Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/ultimas-noticias.
MCCARTHY, E. J.; PERREAULT, W. D. Marketing essencial. São Paulo: Atlas, 1997.
OTTESEN, G.G.; FOSS, L.; GRONHAUG, K. Exploring the Accuracy if SME Managers Networks Perceptions. European Journal of Marketing, vol. 38, nº5/6, 2004.
PEREIRA, R.C.F. Marketing em Redes de Cooperação: um Estudo de Caso na Redemac. In: VERSCHOORE, J.R.S. (Org.) Redes de Cooperação: Uma Nova Organização de Pequenas e Médias Empresas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FEE, 2004.
PORTER, M. E. Clusters and the new economics of competition. Harvard Business Review, v. 76, n. 6, p. 77-90, 1998.
PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PERRY, M. Business clusters: an international perspective. Routledge: New York, 2005.
PINHO, J.B. Comunicação em marketing. 5. ed. Campinas: Editora Papirus, 2001.
REDESIST; Elementos para o Desenvolvimento de uma Tipologia de APLs. Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais IE/UFRJ. 2003.
SCHMITZ, H. Collective efficiency: growth path for small-scale industry. The Journal of Development Studies, v.3 1, n. 4, 1995.
SCHMITZ, H; NADVI, K. Clustering and industrialization: introduction. World Development, v. 27, n. 9, 1999.
URDAN, F. T., URDAN A. T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.
ZAPATA, T.; AMORIM, M.; ARNS, P. C. Desenvolvimento territorial à distância. Florianópolis, SEAD/UFSC, 2007.
ZACCARELLI, S. B; TELLES, R; SIQUEIRA, J. P. L; BOAVENTURA, J. M. G; DONAIRE, D. Clusters e redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.
ZENONE, L. C.; RAMOS, A. M. B. Marketing da promoção e merchandising: conceitos e estratégias pra ações bem-sucedidas, São Paulo: Thomson
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ciências Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.