DIÁLOGOS SOBRE A DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a628

Palabras clave:

Formação de Professor, Ensino de Psicologia, Licenciatura.

Resumen

O presente estudo discutiu a trajetória da formação de professores de psicologia no âmbito da licenciatura, desde a Lei 4119/62 que regulamentou os cursos para esse propósito, até as últimas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN’s. Problematizou a maneira que a formação de professor de psicologia vem sendo construída no Estado do Rio de Janeiro, bem como suas políticas públicas e ofertas da modalidade da licenciatura. Sua estratégia metodológica foi a análise de documentos na área da psicologia, considerados importantes para esse percurso e os currículos ofertados atualmente. Nesta linda do tempo foram analisados 35 documentos governamentais e de entidades representativas, selecionados pela relevância de contribuição no estudo, sendo a lei que regulamenta a profissão de psicologia no país, todas as Diretrizes Curriculares Nacionais existentes e 31 currículos das IES que ofertam o curso no estado. Neste percurso, percebe-se ainda semelhanças do lugar atual da licenciatura, com toda a luta histórica da formação de professor, ainda sendo um lugar secundário na organização das disciplinas em detrimento do bacharelado, seguido da pouca oferta. Ainda é presente a luta pela construção da identidade desse profissional, até no entendimento de seu campo de atuação. Sinalizando a necessidade de voltar atenção para o lugar das pesquisas sobre a licenciatura, seu campo de saber e entrelaçamento com as questões didáticas e metodológicas, buscando além de reconhecer o saber e a profissão do professor, refletirmos sobre a licenciatura da psicologia com área que vem a contribuir enormemente, com o atendimento das necessidades brasileiras

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Diôgo Fagundes Pereira, Faculdade Arthur Sá Earp Neto - FASE

Psicólogo Clínico e Pedagogo, especialista em Neuropscologia, Mestre em Psicologia e Doutorando em Educação. Professor da Graduação em Psicologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto – Fase – Petrópolis-RJ

Citas

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008.

ALMEIDA, P. C. A. Os saberes necessários à docência no contexto das reformas para a formação de professores: o caso da psicologia da educação. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, M. de M.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Org.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUSFCar, 2007. p. 139-152.

CAPARROZ, A. A. A psicologia da educação e os cursos de licenciatura nas faculdades particulares do município de São Paulo. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo

CELANI, M. A. A. A educação continuada do professor. SBPC Ciência e Cultura, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 158-163, fev. 1998.

CURY, Bruno Morais; NETO, João Leite Ferreira. Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo. Psicologia em Revista, v. 20, n. 3, p. 494-512, 2014.

ESTRELA, M. T. A formação contínua entre a teoria e a prática. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2006. p. 43-64.

FINI, L. D. T. A situacionalidade da psicologia educacional: adolescência nos cursos de licenciatura da Unicamp. 1987. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

GATTI, B. A. A estrutura das licenciaturas: problemas antigos, alternativas e papel da psicologia da educação. Psicologia da Educação. São Paulo, n.1, p.9-29.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MARCELO, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2013.

MAZZANTE, Fernanda Pinheiro. O currículo escolar nas leis 5692/71 e 9394/96: questões teóricas e de história. Revista História da Educação, v. 9, n. 18, p. 71-81, 2005.

MONTENEGRO, M. E. A psicologia educacional nas licenciaturas no estado de Goiás. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista, n. 61, p. 19-36, 2016.

SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Retratos da Escola, v. 2, n. 2/3, 2012.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A psicologia no Brasil no século XX: desenvolvimento científico e profissional. História da Psicologia no Brasil: novos estudos, p. 109-152, 2004.

PEREIRA, Fernanda Martins; PEREIRA NETO, André. O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia em estudo, v. 8, n. 2, p. 19-27, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior (2004). Parecer 0062/2004, aprovado em 19/02/2004, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior. (2011). Resolução CNE N° 5/2011, aprovado em 15/03/2011, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; SILVA, Silvia Maria Cintra da. EDITORIAL 22.1-Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 1, p. 13-16, 2018.

Publicado

2021-01-26

Cómo citar

Fagundes Pereira, D. (2021). DIÁLOGOS SOBRE A DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . Revista De Ciencias Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a628

Número

Sección

Artículo original