HORTAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS E CONGRESSOS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a613Palabras clave:
Horta escolar, Desenvolvimento humano, Educação nutricional, Educação alimentarResumen
Foi realizado levantamento de artigos científicos que abordam pesquisas com foco no desenvolvimento de hortas escolares e com o objetivo principal de analisar sua contribuição pedagógica. Para a realização deste mapeamento, foram consultados artigos publicados em congressos e nos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Pesquisa em Educação Ambiental; Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Investigações em Educação e Ciências; Ciência e Educação; Revista Eletrônica de Extensão; Revista Educação Ambiental em Ação; Revista Eletrônica do Mestrado Profissional Ensino, Saúde e Ambiente; Ensino, Saúde e Ambiente e Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, a partir do uso das barras de pesquisa pelo período de 2013 a 2018 em conjunto com os unitermos “horta escolar”, “educação alimentar” e “educação nutricional”. Baseado nas respectivas leituras, os trabalhos destacam a relevância da inserção da horta no ambiente escolar, pois esta possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações por meio da promoção do trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos.
Métricas
Citas
Brasil. MEC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. História da Merenda Escolar - 1954 a 2001. Brasília: FNDE.
BRAGATO, Mirele et al. A água e a saúde no meio rural. Educação ambiental nas escolas. Expressa Extensão, [s.l.], v. 23, n. 1, p.74-82, 15 fev. 2018. Universidade Federal de Pelotas.
CASADEI, Leonardo de Oliveira et al. HORTA ESCOLAR: UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL A SER APLICADA. UNISANTA Humanitas, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 174-185, jan. 2016. Disponível em:
<http://www.periodicos.unisanta.br/index.php/hum/article/download/684/736>. Acesso em: 23 jun. 2018.
COELHO, Denise Eugenia Pereira; BÓGUS, Cláudia Maria. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde e Sociedade, [s.l.], v. 25, n. 3, p.761-770, set. 2016. FapUNIFESP (SciELO).
CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Educação Ambiental através da horta escolar: algumas possibilidades. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 16, n. 62, p.1-1, 28 jan. 2018. Disponível em: <http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2984>. Acesso em: 20 jun. 2018.
CUNHA, Vanessa Tainara da et al. Horta na Escola: Uma Forma Didática de Trabalhar a Sustentabilidade. Revista Ibero?Americana de Ciências Ambientais, Aquidabã, v. 5, n. 2, p. 39- 48, jun. 2014. Disponível em: <http://sustenere.co/journals/index.php/rica/article/view/SPC2179-6858.2014.002.0004>. Acesso em: 23 jun. 2018.
DA COSTA, Carlos Antônio Gonçalves; SOUZA, José Thyago Aires; PEREIRA, Daniel Duarte. Horta Escolar: Alternativa para Promover Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Cariri Paraibano. Polêmica, Gurjão - PB, v. 15, n. 3, p. 01-09, out. 2015. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/19350>. Acesso em: 20 jun. 2018.
ENO, Élen Gomes de Jesus; DE LUNA, Renata Raimundo; LIMA, Renato Abreu. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 248-253, abr. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/19538/pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.
FERREIRA, Naama Pegado; DA COSTA, Ivaneide Alves Soares; DA SILVA, Clécio Danilo Dias. Atividades educacionais ambientais no ensino de ciências na educação básica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, In: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0619-1.html>. Acesso: 18 jun. 2018.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda.; GARCIA, Regina Leite. (orgs.) O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Disponível em: < http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/transversalidade_e_educacao.htm>. Acesso em: 19 jun. 2018.
KATAOKA, Adriana Massaê; AFFONSO, Ana Lucia Suriani SANTOS, Mirieli dos. Horta vertical como alternativa metodológica para inserção da educação ambiental no contexto escolar. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 16, n. 62, p.1-1, 28 jan. 2018. Disponível em: <http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3034>. Acesso em: 20 jun. 2018.
LIMA, Geyse Maria Machado; CONDE SOBRINHO, Wilson Amaro Moreira; SOUZA JUNIOR, José Itabirici de. Educação ambiental e implantação de horta escolar. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 10, n. 3, mar. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20067>. Acesso em: 18 jun. 2018.
MANTELLI, Jussara et al. Horta escolar e agroecologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2013, Porto Alegre. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia. Porto Alegre, Rs: Cadernos de Agroecologia, 2013. v. 2, p. 1 - 5. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/13465/9921>. Acesso em: 09 dez. 2018.
MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. 365 f. Tese (Doutorado) - Curso de Física, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1999.
MICHALICHEN, Kelly Cristiane et al. A Horta Escolar num Contexto de Educação Alimentar e Nutricional em uma Escola Pública. Rev. Aten. Saúde, São Caetano do Sul, v. 16, n. 55, p. 14-20, mar. 2018. USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4893>. Acesso em: 19 jun. 2018.
PARMER, Sondra M. et al. School Gardens: An Experiential Learning Approach for a Nutrition Education Program to Increase Fruit and Vegetable Knowledge, Preference, and Consumption among Second-grade Students. Journal Of Nutrition Education And Behavior, [s.l.], v. 41, n. 3, p.212-217, maio 2009. Elsevier BV.
PEREIRA, Tamara de Souza; PEREIRA, Rafaela Corrêa; ANGELIS-PEREIRA, Michel Cardoso de. Influência de intervenções educativas no conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes de uma escola pública. Ciência & Saúde Coletiva, [s.l.], v. 22, n. 2, p.427-435, fev. 2017. FapUNIFESP (SciELO).
SANTOS, Pedro Vieira Souza; FERREIRA, Ciro Henrique de Araújo; MENDONÇA, Jussara Chayenne Araújo da Silva. Projetos socioambientais: um olhar multidimensional sob as perspectivas geradas nos âmbitos escolar e comunitário. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 111-125, out. 2017. Disponível em: <http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/download/96/98> Acesso em: 23 jun. 2018.
SILVA, Alan Elias Silva; ROSA, Alcemir Horácio; OLIVINDO, Edinalva Silva dos Anjos et al. Horta sustentável no ambiente educacional: ações para o despertar da consciência ambiental. In: Congresso Latino-americano de Administração e Negócio. In: Ponta Grossa, Paraná, Brasil – 06 a 08 de junho de 2018. Disponível: < https://conlaan.com.br/2018/ensalamento_conlaan_2018.xlsx>. Acesso em: 18 jun. 2018.
SILVA, Josenilda Mª Oliveira Fagundes da; OLIVEIRA, Jonildo Rodrigues; SILVA, Ramon Oliveira Fagundes da; MIRANDA, Priscilla Cordeiro de. Horta Orgânica Sustentável. In; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Campina Grande: Editora Realize, 2014. 9 p. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_16_35_idinscrito_74_4a7b2688d2ed66d9ed601dcfa6c4bacf.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2018.
SILVA, Valdecir et al. Avaliação dos aspectos positivos de uma horta escolar. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 16, n. 62, p.1-1, 28 jan. 2018. Disponível em: < http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3038>. Acesso em: 20 jun. 2018.
TIBOLLA, Sabrina Sgarbi; NACTIGALL, Gilson Ribeiro. EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA. Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, S.i., v. 1, n. 1, p.1-6, jun. 2014. Disponível em: <http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/60/27>. Acesso em: 09 dez. 2019.
THEISEN, Geovane Rafael et al. Implantação de uma horta medicinal e condimentar para uso da comunidade escolar. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 167-171, jan. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/15546>. Acesso em: 20 jun. 2018.
UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Focusing Resources on Effective School Health: a Fresh Start to Improving the Quality and Equity of Education. Relatório Final do Fórum Mundial de Educação. Senegal, 2000. Disponível em: <https://www.unicef.org/lifeskills/files/FreshDocument.pdf.>so em: 15 abr. 2012.
WHO - World Health Organization Nutrition – Friendly Schools Initiative Conceptual Frame Work. Suíça, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ciências Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.