HORTAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS E CONGRESSOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a613

Palabras clave:

Horta escolar, Desenvolvimento humano, Educação nutricional, Educação alimentar

Resumen

Foi realizado levantamento de artigos científicos que abordam pesquisas com foco no desenvolvimento de hortas escolares e com o objetivo principal de analisar sua contribuição pedagógica. Para a realização deste mapeamento, foram consultados artigos publicados em congressos e nos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Pesquisa em Educação Ambiental; Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Investigações em Educação e Ciências; Ciência e Educação; Revista Eletrônica de Extensão; Revista Educação Ambiental em Ação; Revista Eletrônica do Mestrado Profissional Ensino, Saúde e Ambiente; Ensino, Saúde e Ambiente e Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, a partir do uso das barras de pesquisa pelo período de 2013 a 2018 em conjunto com os unitermos “horta escolar”, “educação alimentar” e “educação nutricional”. Baseado nas respectivas leituras, os trabalhos destacam a relevância da inserção da horta no ambiente escolar, pois esta possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações por meio da promoção do trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Giovanna Lins, Universidade Federal do ABC

Estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia simultâneo à Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC

Citas

ARAÚJO, Jaqueline Cerqueira de; FERRAZ, Mariana Sell de Miranda; SPOLAOR, Fernanda Antunes; RODRIGUES, Angélica Cosenza. Mapeando as hortas escolares na rede pública estadual de Juiz de Fora, MG. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, In: Juiz de Fora, MG - 13 a 16 de agosto de 2017. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0195.pdf1>. Acesso em: 18 jun. 2018.
Brasil. MEC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. História da Merenda Escolar - 1954 a 2001. Brasília: FNDE.
BRAGATO, Mirele et al. A água e a saúde no meio rural. Educação ambiental nas escolas. Expressa Extensão, [s.l.], v. 23, n. 1, p.74-82, 15 fev. 2018. Universidade Federal de Pelotas.
CASADEI, Leonardo de Oliveira et al. HORTA ESCOLAR: UMA PRÁTICA SUSTENTÁVEL A SER APLICADA. UNISANTA Humanitas, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 174-185, jan. 2016. Disponível em:
<http://www.periodicos.unisanta.br/index.php/hum/article/download/684/736>. Acesso em: 23 jun. 2018.
COELHO, Denise Eugenia Pereira; BÓGUS, Cláudia Maria. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde e Sociedade, [s.l.], v. 25, n. 3, p.761-770, set. 2016. FapUNIFESP (SciELO).
CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Educação Ambiental através da horta escolar: algumas possibilidades. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 16, n. 62, p.1-1, 28 jan. 2018. Disponível em: <http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2984>. Acesso em: 20 jun. 2018.
CUNHA, Vanessa Tainara da et al. Horta na Escola: Uma Forma Didática de Trabalhar a Sustentabilidade. Revista Ibero?Americana de Ciências Ambientais, Aquidabã, v. 5, n. 2, p. 39- 48, jun. 2014. Disponível em: <http://sustenere.co/journals/index.php/rica/article/view/SPC2179-6858.2014.002.0004>. Acesso em: 23 jun. 2018.
DA COSTA, Carlos Antônio Gonçalves; SOUZA, José Thyago Aires; PEREIRA, Daniel Duarte. Horta Escolar: Alternativa para Promover Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Cariri Paraibano. Polêmica, Gurjão - PB, v. 15, n. 3, p. 01-09, out. 2015. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/19350>. Acesso em: 20 jun. 2018.
ENO, Élen Gomes de Jesus; DE LUNA, Renata Raimundo; LIMA, Renato Abreu. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 248-253, abr. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/19538/pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.
FERREIRA, Naama Pegado; DA COSTA, Ivaneide Alves Soares; DA SILVA, Clécio Danilo Dias. Atividades educacionais ambientais no ensino de ciências na educação básica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, In: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0619-1.html>. Acesso: 18 jun. 2018.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda.; GARCIA, Regina Leite. (orgs.) O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Disponível em: < http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/transversalidade_e_educacao.htm>. Acesso em: 19 jun. 2018.
KATAOKA, Adriana Massaê; AFFONSO, Ana Lucia Suriani SANTOS, Mirieli dos. Horta vertical como alternativa metodológica para inserção da educação ambiental no contexto escolar. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 16, n. 62, p.1-1, 28 jan. 2018. Disponível em: <http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3034>. Acesso em: 20 jun. 2018.
LIMA, Geyse Maria Machado; CONDE SOBRINHO, Wilson Amaro Moreira; SOUZA JUNIOR, José Itabirici de. Educação ambiental e implantação de horta escolar. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 10, n. 3, mar. 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20067>. Acesso em: 18 jun. 2018.
MANTELLI, Jussara et al. Horta escolar e agroecologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2013, Porto Alegre. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia. Porto Alegre, Rs: Cadernos de Agroecologia, 2013. v. 2, p. 1 - 5. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/13465/9921>. Acesso em: 09 dez. 2018.
MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. 365 f. Tese (Doutorado) - Curso de Física, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1999.
MICHALICHEN, Kelly Cristiane et al. A Horta Escolar num Contexto de Educação Alimentar e Nutricional em uma Escola Pública. Rev. Aten. Saúde, São Caetano do Sul, v. 16, n. 55, p. 14-20, mar. 2018. USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4893>. Acesso em: 19 jun. 2018.
PARMER, Sondra M. et al. School Gardens: An Experiential Learning Approach for a Nutrition Education Program to Increase Fruit and Vegetable Knowledge, Preference, and Consumption among Second-grade Students. Journal Of Nutrition Education And Behavior, [s.l.], v. 41, n. 3, p.212-217, maio 2009. Elsevier BV.
PEREIRA, Tamara de Souza; PEREIRA, Rafaela Corrêa; ANGELIS-PEREIRA, Michel Cardoso de. Influência de intervenções educativas no conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes de uma escola pública. Ciência & Saúde Coletiva, [s.l.], v. 22, n. 2, p.427-435, fev. 2017. FapUNIFESP (SciELO).
SANTOS, Pedro Vieira Souza; FERREIRA, Ciro Henrique de Araújo; MENDONÇA, Jussara Chayenne Araújo da Silva. Projetos socioambientais: um olhar multidimensional sob as perspectivas geradas nos âmbitos escolar e comunitário. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 111-125, out. 2017. Disponível em: <http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/download/96/98> Acesso em: 23 jun. 2018.
SILVA, Alan Elias Silva; ROSA, Alcemir Horácio; OLIVINDO, Edinalva Silva dos Anjos et al. Horta sustentável no ambiente educacional: ações para o despertar da consciência ambiental. In: Congresso Latino-americano de Administração e Negócio. In: Ponta Grossa, Paraná, Brasil – 06 a 08 de junho de 2018. Disponível: < https://conlaan.com.br/2018/ensalamento_conlaan_2018.xlsx>. Acesso em: 18 jun. 2018.
SILVA, Josenilda Mª Oliveira Fagundes da; OLIVEIRA, Jonildo Rodrigues; SILVA, Ramon Oliveira Fagundes da; MIRANDA, Priscilla Cordeiro de. Horta Orgânica Sustentável. In; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Campina Grande: Editora Realize, 2014. 9 p. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_16_35_idinscrito_74_4a7b2688d2ed66d9ed601dcfa6c4bacf.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2018.
SILVA, Valdecir et al. Avaliação dos aspectos positivos de uma horta escolar. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 16, n. 62, p.1-1, 28 jan. 2018. Disponível em: < http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3038>. Acesso em: 20 jun. 2018.
TIBOLLA, Sabrina Sgarbi; NACTIGALL, Gilson Ribeiro. EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA. Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, S.i., v. 1, n. 1, p.1-6, jun. 2014. Disponível em: <http://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/60/27>. Acesso em: 09 dez. 2019.
THEISEN, Geovane Rafael et al. Implantação de uma horta medicinal e condimentar para uso da comunidade escolar. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 167-171, jan. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/15546>. Acesso em: 20 jun. 2018.
UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Focusing Resources on Effective School Health: a Fresh Start to Improving the Quality and Equity of Education. Relatório Final do Fórum Mundial de Educação. Senegal, 2000. Disponível em: <https://www.unicef.org/lifeskills/files/FreshDocument.pdf.>so em: 15 abr. 2012.
WHO - World Health Organization Nutrition – Friendly Schools Initiative Conceptual Frame Work. Suíça, 2006.

Publicado

2021-01-26

Cómo citar

Pereira Cruz, L. ., Franco Brandão Belizário, A. ., Vieira Santos Silva, V., Lins, G., & Roberto Furlan, M. . (2021). HORTAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS E CONGRESSOS. Revista De Ciencias Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a613

Número

Sección

Artículo original