A propaganda sazonal de Natal e as representações imagéticas da família no Brasil
Palabras clave:
Propaganda sazonal, festas populares, cultura barroca e mestiça.Resumen
O objetivo geral deste estudo é levantar e discutir a relação da propaganda sazonal de Natal dos produtos da marca Sadia – veiculada na revista Veja de circulação nacional, no mês de dezembro de 2010 – com algumas questões ligadas a imagem da família no Brasil, destacando como o referido anúncio procura rompe com a imagem estereotipada da família brasileira, baseada nos moldes estruturais patriarcais que fazia parte do contexto histórico na época do Brasil colonial. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa; tecnicamente, de uma pesquisa bibliográfica; com o propósito de articula reflexões sobre a publicidade nos terrenos da semiótica, da comunicação e da sociologia, com o debate sociocultural e epistemológico mais amplo em torno da semiótica da cultura, e com o debate sociocultural e epistemológico mais específico no campo da comunicação publicitária.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.