GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL
conceitos e determinações de um contexto social
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a600Palabras clave:
Gênero; Identidade de gênero; Orientação sexual; Homossexualidade.Resumen
Este estudo tem por finalidade a investigação sobre as relações sociais que atuam e determinam os significados de gênero, identidade de gênero e sexualidade, se respaldando em como o processo da educação escolarizada se posiciona e atua na relação com o trato destes conceitos em sua estruturação. Presentes aqui, mediante a realização de um levantamento bibliográfico, as definições, que norteiam e executam a manutenção dos conceitos de: gênero, como construído culturalmente e não ligado a sexo biológico; identidade de gênero, os modos de cada Ser se realizar nos contextos sociais dos papéis masculino ou feminino da cultura que o rodeia; e sexualidade, expressada pelos desejos e afetividades individuais. Estas definições apontam que a presença e o convívio com a multiplicidade sejam de gênero, identidade de gênero e sexualidade, habitua e constrói o respeito e dignifica a forma de compreensão destes diferentes conceitos vividos em um contexto social e através da compreensão da existência da opressão contra a diversidade e a busca da garantia de uma norma operante há a possibilidade do processo de aprendizagem da existência da multiplicidade e das diferenças.
Métricas
Citas
BOFF, Leonardo; MURARO, Rose Marie. O gênero na crise da cultura dominante e na emergência de um novo paradigma civilizacional. In: Leonardo Boff; Rose Marie Muraro. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2002. p. 17 – 28.
FREIRE, Paulo. Educação e esperança. In: Paulo Freire. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, p. 51-54. 2000.
FREIRE, Paulo. O papel educativo das igrejas na América Latina. In: Paulo Freire. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1981. p. 95 – 114.
GONÇALVES, Josiane. Representações de homens do magistério sobre homens no magistério. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. UDC/ Uminho, v. 4, n. 1, p. 1–9, 2017.
HALL, Stuart. A identidade em questão. In: Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina editora, p. 9-16, 2014.
HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina editora, p. 17-28. 2014.
KAHHALE, Edna Maria Peters. Subsídios para reflexão sobre sexualidade na adolescência. In: Agnes Mercês Bahia Bock; Maria da Graça Marchina Gonçalves; Odair Furtado. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva em psicologia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
KERN, Francisco A.; SILVA, Andre Luiz da. A homossexualidade de frente pro espelho. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 40, n. 4, p. 508-515, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. A construção escolar das diferenças. In: Guacira Lopes Louro. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 61–92, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. O gênero da docência. In: Guacira Lopes Louro. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 92-114, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: Guacira Lopes Louro. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 7 - 45, 2000.
MOLINA, Luana; FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Professores homossexuais: suas vivências frente à comunidade escolar. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, São Paulo, v.7, n.2. p. 58-77. 2012.
NEMI NETO, João . Questões de identidade(s) de gênero(s) e orientação sexual: uma abordagem através da pedagogia queer. Revista espaço acadêmico. V.14, n.168, p. 27-34. maio. 2015. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27365/14610>. Acesso em: 25 jun. 2018.
PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: Heloisa Buarque de Almeida; José Szwako. Diferenças, igualdade. Campinas: Berlendis, p. 116 – 150. 2009.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Direitos humanos e diversidade sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar. Conjectura: Filos. Educ., Caixias do Sul, v. 20, n. especial, p. 198 – 220. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ciências Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.