Formação Docente: um olhar reflexivo sobre ensino fundamental dos anos iniciais de Chapadinha – MA

Autores/as

  • Raimunda Nonata Fortes Braga
  • Eliane Freire de Oliveira

Palabras clave:

Formação docente inicial, Formação docente continuada. Práticas pedagógicas

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir a formação inicial e continuada dos docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como, suas práticas pedagógicas e vivenciadas no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha-MA. Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica com base em fontes primárias, que registram estudos sobre a formação inicial e continuada de docentes no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma reflexão sobre as respostas dos docentes entrevistados, dados esses, coletados e obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada aplicada em 05 (cinco) docentes que trabalham com alunos de 02 (duas) escolas. Sendo que, 02 (dois) desses docentes, pertencem à escola nomeada como A e 03 (três) pertencem, a outra escola, nomeada como B. A pesquisa sinalizou uma formação inicial e continuada verticalizada e frágil, uma vez que não atende as exigências dos docentes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Raimunda Nonata Fortes Braga

Eliane Freire de Oliveira

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Braga, R. N. F., & Oliveira, E. F. de. (2013). Formação Docente: um olhar reflexivo sobre ensino fundamental dos anos iniciais de Chapadinha – MA. Revista De Ciencias Humanas, 6(1). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/59