Formação Docente: um olhar reflexivo sobre ensino fundamental dos anos iniciais de Chapadinha – MA
Palabras clave:
Formação docente inicial, Formação docente continuada. Práticas pedagógicasResumen
Este artigo tem como objetivo refletir a formação inicial e continuada dos docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como, suas práticas pedagógicas e vivenciadas no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha-MA. Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica com base em fontes primárias, que registram estudos sobre a formação inicial e continuada de docentes no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma reflexão sobre as respostas dos docentes entrevistados, dados esses, coletados e obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada aplicada em 05 (cinco) docentes que trabalham com alunos de 02 (duas) escolas. Sendo que, 02 (dois) desses docentes, pertencem à escola nomeada como A e 03 (três) pertencem, a outra escola, nomeada como B. A pesquisa sinalizou uma formação inicial e continuada verticalizada e frágil, uma vez que não atende as exigências dos docentes.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.