DESIGN THINKING E DESIGN SPRINT

as novas metodologias da Educação Integral e o desenvolvimento das competências socioemocionais no Ensino da Sociologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a557

Palabras clave:

Educação Integral. Competências socioemocionais. Design Thinking. Design Sprint. Ensino da Sociologia.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar como as novas metodologias podem auxiliar a Educação Integral no desenvolvimento das competências socioemocionais. Para tanto, busca-se analisar, a partir de uma abordagem metodológica pautada na revisão bibliográfica, o conceito de Educação Integral, assim como seus principais elementos. Posteriormente, objetiva-se identificar o conceito de competências socioemocionais, por meio das competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular. A partir disso, são apresentadas duas metodologias passíveis de adaptação para uso na Educação Integral: Design Thinking e Design Sprint. A proposta deste artigo é verificar, por meio da análise da aplicabilidade dessas ferramentas, como estas metodologias requerem e desenvolvem as competências socioemocionais no Ensino da Sociologia. O trabalho finaliza com o cruzamento de dados que demonstram como estas novas metodologias, de fato, auxiliam a Educação Integral no desenvolvimento das competências socioemocionais.

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Biografía del autor/a

Leonardo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Campus Leopoldina)

Departamento de Formação Geral, Ciências Humanas, Sociologia.

Citas

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Ferreira, L., & Marcon, K. (2020). DESIGN THINKING E DESIGN SPRINT: as novas metodologias da Educação Integral e o desenvolvimento das competências socioemocionais no Ensino da Sociologia. Revista De Ciencias Humanas, 13(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a557