A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a544Resumen
Este artigo elege como objeto de discussão um dos objetivos precípuos dos mestrados profissionais em educação, qual seja, a articulação entre o ensino superior e a educação básica. O objetivo consiste em inventariar as contribuições propiciadas pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (MG) para a atuação dos egressos na educação básica. O trabalho apresenta as especificidades das propostas dos mestrados profissionais em educação, discute os processos de articulação entre ensino superior e educação básica e analisa o contexto dos processos de formação de professores e de constituição de sujeitos. O trabalho apresenta uma análise das percepções dos egressos acerca da efetividade das ações formativas para os diversos campos de atuação de professores da educação básica. As discussões empreendidas demonstraram que a articulação entre ensino superior e a educação básica ainda constitui um desafio, uma vez que as contribuições ainda demandam um tratamento que permita a criação de estratégias para uma maior visibilidade das ações/pesquisas desenvolvidas e a sistematização das percepções dos egressos. Nesse sentido, a contribuição deste trabalho se consubstancia na provocação de uma reflexão sobre a efetividade dos Mestrados Profissionais para uma formação para a docência e para a gestão escolar na educação básica, evidenciando um posicionamento que considera que o projeto e as ações formativas dessa modalidade se constituem como práticas sociais, que, por sua vez, promovem a constituição de sujeitos, propiciam a compreensão de processos educativos, ampliam as bases epistemológicas e fortalecem a aproximação entre agências educativas e agentes formadores.Métricas
Citas
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
ANDRE, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba , n. 63, p. 103-117, Mar. 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602017000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso 02 fev. 2019.
BAKHTIN, M. M. O Homem ao espelho. In: O Homem ao Espelho. Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Capes. Diário Oficial da União, nº 248, Brasília, DF, 29 dez. 2009. Seção 1, p. 20–21. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2018. Acesso em: 30 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Capes Mudanças na ficha de avaliação valorizam a pós-graduação. 2019. Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=73911:mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-a-pos-graduacao&catid=225&Itemid=86>. Acesso em: 21 mar. 2019.
CAMPOS, M. A. T.; GUERIOS, E. Mestrado Profissional em Educação: reflexões acerca de uma experiência de formação à luz da autonomia e da profissionalidade docente. Educ. rev., Curitiba , n. 63, p. 35-51, Mar. 2017 . Disponível: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100035>. Acesso em 10 fev. 2019.
CATARINO, G. F. C.; BARBOSA-LIMA, M. C. A.; QUEIROZ, G. R. P. C. A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável. Ciênc. Educ., Bauru, v.21, n.4, p. 835-849, 2015. Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n4/1516-7313-ciedu-21-04-0835.pdf>. Acesso em 10 fev. 2019.
FIALHO, N. H.; HETKOWSKI, T. M. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar em Revista., Curitiba , n. 63, p. 19-34, Mar. 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00019.pdf>. Acesso 02 fev. 2019.
GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf >. Acesso 02 fev. 2019.
GERALDI, J. W. Alteridades: espac?os e tempos de instabilidades. In: L. Negri e R. P. de Oliveira (Orgs.). Sentido e significac?a?o em torno da obra de Rodolfo Ilari. Sa?o Paulo, SP: Contexto, 2004.
GERALDI, W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado. São Paulo: Cortez, 2016.
MAGALHAES, M. C. C.; NININ, M. O. G.; LESSA, Â. B. C. T. A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo?. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo , v. 9, n. 1, p. 129-147, July 2014 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000100009>. Acesso em 10 set. 2018.
MARTINS, F. P; LUCAS, M.; MIRANDOLA, C. S. A formação de professoras alfabetizadoras: estratégias formativas na aprendizagem da docência. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
MOITA, M. C. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, A. (Ed.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 111-140.
RIOS, T. A. Ética e interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 121-136.
ROMÃO, J. E.; MAFRA, J. F. Mestrado profissional: crônica de uma morte anunciada. Revista Plurais, Salvador, v. 1, n. 2, p. 10-23, abr./ago. 2016. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/download/2685/1815>. Acesso em 10 set. 2018.
SOBRAL, A. O ato “responsível”, ou ato ético, em Bakhtin, e a centralidade do agente. Signum, Londrina, n. 11/1, p. 219-235, jul. 2008.
VOLÓCHINOV, V. N. As mais recentes tendências do pensamento linguístico ocidental. In: A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas por João Wanderley Geraldi. Edição e supervisão da tradução por Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
VOLÓCHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do russo, notas e glossário por Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.