A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a544Abstract
Este artigo elege como objeto de discussão um dos objetivos precípuos dos mestrados profissionais em educação, qual seja, a articulação entre o ensino superior e a educação básica. O objetivo consiste em inventariar as contribuições propiciadas pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (MG) para a atuação dos egressos na educação básica. O trabalho apresenta as especificidades das propostas dos mestrados profissionais em educação, discute os processos de articulação entre ensino superior e educação básica e analisa o contexto dos processos de formação de professores e de constituição de sujeitos. O trabalho apresenta uma análise das percepções dos egressos acerca da efetividade das ações formativas para os diversos campos de atuação de professores da educação básica. As discussões empreendidas demonstraram que a articulação entre ensino superior e a educação básica ainda constitui um desafio, uma vez que as contribuições ainda demandam um tratamento que permita a criação de estratégias para uma maior visibilidade das ações/pesquisas desenvolvidas e a sistematização das percepções dos egressos. Nesse sentido, a contribuição deste trabalho se consubstancia na provocação de uma reflexão sobre a efetividade dos Mestrados Profissionais para uma formação para a docência e para a gestão escolar na educação básica, evidenciando um posicionamento que considera que o projeto e as ações formativas dessa modalidade se constituem como práticas sociais, que, por sua vez, promovem a constituição de sujeitos, propiciam a compreensão de processos educativos, ampliam as bases epistemológicas e fortalecem a aproximação entre agências educativas e agentes formadores.Metrics
References
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
ANDRE, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba , n. 63, p. 103-117, Mar. 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602017000100103&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso 02 fev. 2019.
BAKHTIN, M. M. O Homem ao espelho. In: O Homem ao Espelho. Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Capes. Diário Oficial da União, nº 248, Brasília, DF, 29 dez. 2009. Seção 1, p. 20–21. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2018. Acesso em: 30 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Capes Mudanças na ficha de avaliação valorizam a pós-graduação. 2019. Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=73911:mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-a-pos-graduacao&catid=225&Itemid=86>. Acesso em: 21 mar. 2019.
CAMPOS, M. A. T.; GUERIOS, E. Mestrado Profissional em Educação: reflexões acerca de uma experiência de formação à luz da autonomia e da profissionalidade docente. Educ. rev., Curitiba , n. 63, p. 35-51, Mar. 2017 . Disponível: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000100035>. Acesso em 10 fev. 2019.
CATARINO, G. F. C.; BARBOSA-LIMA, M. C. A.; QUEIROZ, G. R. P. C. A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável. Ciênc. Educ., Bauru, v.21, n.4, p. 835-849, 2015. Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n4/1516-7313-ciedu-21-04-0835.pdf>. Acesso em 10 fev. 2019.
FIALHO, N. H.; HETKOWSKI, T. M. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar em Revista., Curitiba , n. 63, p. 19-34, Mar. 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00019.pdf>. Acesso 02 fev. 2019.
GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf >. Acesso 02 fev. 2019.
GERALDI, J. W. Alteridades: espac?os e tempos de instabilidades. In: L. Negri e R. P. de Oliveira (Orgs.). Sentido e significac?a?o em torno da obra de Rodolfo Ilari. Sa?o Paulo, SP: Contexto, 2004.
GERALDI, W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado. São Paulo: Cortez, 2016.
MAGALHAES, M. C. C.; NININ, M. O. G.; LESSA, Â. B. C. T. A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo?. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo , v. 9, n. 1, p. 129-147, July 2014 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732014000100009>. Acesso em 10 set. 2018.
MARTINS, F. P; LUCAS, M.; MIRANDOLA, C. S. A formação de professoras alfabetizadoras: estratégias formativas na aprendizagem da docência. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
MOITA, M. C. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, A. (Ed.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 111-140.
RIOS, T. A. Ética e interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 121-136.
ROMÃO, J. E.; MAFRA, J. F. Mestrado profissional: crônica de uma morte anunciada. Revista Plurais, Salvador, v. 1, n. 2, p. 10-23, abr./ago. 2016. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/download/2685/1815>. Acesso em 10 set. 2018.
SOBRAL, A. O ato “responsível”, ou ato ético, em Bakhtin, e a centralidade do agente. Signum, Londrina, n. 11/1, p. 219-235, jul. 2008.
VOLÓCHINOV, V. N. As mais recentes tendências do pensamento linguístico ocidental. In: A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas por João Wanderley Geraldi. Edição e supervisão da tradução por Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
VOLÓCHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do russo, notas e glossário por Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.