O ensino de história local e do Brasil na construção da cidadania

Autores/as

  • Francisca Jacira Freire de Sousa Siqueira
  • Evaldo Carlos de Oliveira Cardoso
  • Ana Cristina Gobbo César

Palabras clave:

História local, Ensino, História do Brasil, Cidadania

Resumen

Neste estudo são realizadas reflexões sobre a importância da História local e do Brasil para o ensino de História, uma vez que os livros didáticos, que constituem a primeira ferramenta de trabalho do professor, têm negligenciado este aspecto dos estudos em História, cabendo aos docentes a tarefa de preencher esta lacuna, investindo na pesquisa local com seus alunos. O trabalho em questão nasceu das reflexões de uma professora de História e suas vivências no processo de ensino-aprendizagem em instituições de ensino da rede estadual do município de Chapadinha-MA. Por meio das experiências e vivências, a professora e pesquisadora puderam refletir acerca do ensino da História local e do Brasil e, de certa forma, num âmbito geral, sobre o ensino desta área do conhecimento tão necessária para a construção da cidadania.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-06-23

Cómo citar

Siqueira, F. J. F. de S., Cardoso, E. C. de O., & César, A. C. G. (2013). O ensino de história local e do Brasil na construção da cidadania. Revista De Ciencias Humanas, 5(1 e 2). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/46

Número

Sección

Artículo original