Resiliência em docentes: Análise das publicações no período de 2000 a 2012

Autores/as

  • Francisca Rosinalva Pereira Costa
  • Renato Rocha

Palabras clave:

Resiliência, resiliência em docentes, resiliência e educação, resilience

Resumen

O objetivo deste estudo foi discutir a importância da resiliência em contextos de docência. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao tema no período de 2000 a 2012, nas bases de dados digitais, com a utilização de descritores como: Resiliência, resiliência em docentes, resiliência e educação, resilience. Foram identificados na busca, 82 trabalhos, entre artigos, dissertações e teses. Desses, apenas 18 foram eleitos para fins de análise por se encaixarem no critério de seleção: produções que tivessem seus objetivos vinculados à resiliência em docentes. Os resultados apontaram um baixo número de pesquisas abordando o tema. As variáveis relacionadas ao tema que mais apareceram foram: bem-estar docente e mal-estar docente, totalizando 55,5/% das produções; e estresse e fatores estressores, com 44,5%. Em relação ao método, prevaleceram os estudos de cunho qualitativo com predominância de entrevistas 66,6%, seguido de aplicação de questionários de resiliência e análise de pesquisas relacionadas ao tema 33,4%. Diante do exposto, vê-se a necessidade de ampliar as pesquisas científicas relacionadas à resiliência em docentes, pois a escola deve ser um lugar de promoção de resiliência tanto para alunos quanto para professores.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-06-23

Cómo citar

Costa, F. R. P., & Rocha, R. (2013). Resiliência em docentes: Análise das publicações no período de 2000 a 2012. Revista De Ciencias Humanas, 5(1 e 2). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/45

Número

Sección

Artículo original

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.