Os recursos tecnológicos como potencializadores da interdisciplinaridade no espaço escolar

Autores/as

  • Renata Michele Rodrigues da Cunha
  • Simone Gonçalves Braz
  • Paula Oliveira Dutra
  • Edna Maria Querido Oliveira Chamon

Palabras clave:

Recursos Tecnológicos, Interdisciplinaridade, Espaços escolares

Resumen

Este trabalho enfatiza a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como potencializadoras da interdisciplinaridade no espaço escolar, por meio de revisão bibliográfica. Verifica-se que as TIC correspondem aos recursos que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos indivíduos, sendo um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes no ensino ou em outras áreas. Estes só têm a agregar no processo de ensino-aprendizagem ao possibilitar que os formadores os utilizem como suportes para transpor a fragmentação do conhecimento, estabelecer articulações entre diferentes áreas do conhecimento para se conquistar diferentes saberes e transformar assim a prática no processo de ensino, transcendendo às novas formas de conhecimento ao ir além dos limites impostos por práticas disciplinares. Por fim, acredita-se que o desafio maior dos contextos escolares, além das mudanças curriculares, é se transformar em espaços interdisciplinares de aprendizagem, e consequentemente, possuir educadores capazes de desenvolver trabalhos além de uma organização e apresentação disciplinar.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-06-23

Cómo citar

Cunha, R. M. R. da, Braz, S. G., Dutra, P. O., & Chamon, E. M. Q. O. (2013). Os recursos tecnológicos como potencializadores da interdisciplinaridade no espaço escolar. Revista De Ciencias Humanas, 5(1 e 2). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/42

Número

Sección

Artículo original

Artículos más leídos del mismo autor/a