Educação para a diversidade de gênero e sexualidade: refletindo sobre práticas e discursos
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo4Palabras clave:
, gênero – sexualidade – educação – diferença – igualdadeResumen
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar breve reflexão sobre as discussões que envolvem as questões de gênero e sexualidade, sob a perspectiva das identidades e do protagonismo na defesa dos direitos, do feminismo e do movimento LGBT, entendendo-os a partir das interseccionalidades de classe, raça e etnia. Procura pensar sobre os perigos de certa arrogância militante e intelectual quanto à autoridade para dizer ou indicar a quem cabe discursar sobre as práticas e saberes. Aponta para a necessidade de se construir uma educação voltada para se pensar a polifonia, a discordância e a diversidade existencial, enfrentando o paradoxo, apontado por Joan Scott, que comporta a igualdade e a diferença como desafios complementares e não excludentes.
Palavras-chave: gênero – sexualidade – educação – diferença – igualdade
Métricas
Citas
ADICHIE, Chimamanda N. Sejamos todos feministas. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
BAIRROS, Luíza. Nossos feminismos revisitados. Estudos Feministas. Ano 3, n.2, segundo semestre 1995, p.458-463.
BENTO, Berenice. Política da diferença: feminismos e transexualidade. Disponível em www.ufscar.br/cis/wp-content/uploads/APolíticaDiferençaBereniceBento.doc - acesso em 31 de agosto de 2017.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CONNELL, Raewyn. Gênero em termos reai. São Paulo: nVersos, 2016.
LOURO, Guacira. Um corpo estranho: Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.
SAFFIOTI, Heleihet. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SCOTT, Joan. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, Florianópolis, 13(1): 216, janeiro-abril/2005, p.11-30.
STEIN, Edith. Sobre el problema de la empatia. Madri: Trotta, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.