O PERFIL DO EMPREENDEDOR: UMA ANÁLISE BASEADA EM EVENTOS DE STARTUPS DURANTE O ANO DE 2016 NO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo16Palabras clave:
Características empreendedoras. Empreendedorismo. Startup.Resumen
Este trabalho trata de identificar o perfil das pessoas que frequentam e tem interesse pelo tema empreendedorismo. Tal abordagem se justifica porque os eventos para discussão de ideias de negócios e promoção de investimentos para empreendedorismo, sobretudo para startups aumentou em todo o mundo e tem sido alvo de estudos acadêmicos e econômicos. O objetivo deste estudo é identificar as características presentes nas pessoas interessadas em eventos que promovem o empreendedorismo, pois isso pode auxiliar na criação de práticas e ações que possam facilitar ainda mais a participação deste tipo de público. Este propósito será conseguido a partir da pesquisa realizada em dois eventos ocorridos em 2016 em Varginha – MG, utilizando para isso metodologia quantitativa. A pesquisa foi realizada com mais de 160 respondentes durante um evento de Startup Weekend e Concurso de Inovação. A pesquisa permitiu identificar as principais características empreendedoras presentes na população estudada, tais como liderança, organização e bom relacionamento, e com isso, ações e estratégias para fomentar o empreendedorismo e inovação podem ser traçadas, visando estimular ainda mais o desenvolvimento de tais fatores.
Métricas
Citas
ANPROTEC - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas. As incubadoras de empresas no Brasil – Panorama ANPROTEC, 2003.
BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DA SILVA, C. G.; IBDAIWI, T. K. R.; BIBIANO, N. R.; PERES, M. C. S. S.; FALKEMBACH, G. F. O perfil dos empreendedores nos startups: um estudo de caso na incubadora tecnológica de Santa Maria. 2º Fórum Internacional Ecoinovar. Santa Maria, 2013.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
FARAH, O. E. et al. Empreendedorismo estratégico. São Paulo: Ottoni, 2005.
GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil, 2006.
GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
GUIMARÃES JR, E. S.; CIACCI, L. Guia de Estudos - Empreendedorismo. Varginha: Unis, 2016.
HAIR Jr., J.F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005
LEVINE, D. M.; STEPHAN, D. F.; KREHBIEL, T.; BERENSON, M. L. Estatística: teoria e aplicações usando o Microsoft Excel em Português. 6.ed. LTC, 2012.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
MAROCO, J. Análise Estatística – com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Silabo, 2007.
McCLAVE, J. T.; BENSON, P. G.; SINCICH, T. Estatística para administração e economia. 10.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
PETERS, P.P; HISRICH, R.D. Empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2002.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.
SCHMIDT, S.; CUNHA, R. A. N. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. RAC, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 450-467, Jul./Ago. 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000300007>. Acesso em: 21 maio 2017
SEBRAE. O que é ser empreendedor. 2006. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 01 mar 2016.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 10.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.