A SUSTENTABILIDADE DA INFÂNCIA A VIDA ADULTA: A APRENDIZAGEM POR MEIO DA HISTÓRIA DE VIDA

Autores/as

  • Luccas Padilha Universidade do oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Matias Trevisol professor no Senac.
  • Eliane Filippim Professora do programa de mestrado e doutorado em Administração na UNOESC Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo11

Palabras clave:

Sustentabilidade, Aprendizagem, Teoria de Aprendizagem Social, História de vida,

Resumen

A aprendizagem social para sustentabilidade tem emergido como uma abordagem mista, incorporando aspectos relacionados ao caráter individual e sua relação em contextos sociais distintos, em prol da resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Desta forma, objetivo do estudo é compreender os elementos norteadores do sujeito, ao longo de sua história de vida, acerca de sustentabilidade sob a ótica da teoria da aprendizagem social. Sobre os procedimentos metodológicos adotou-se predominantemente a perspectiva da pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com ênfase a técnica de história de vida. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação, para a análise dos dados foi utilizada a técnica de analise de conteúdo por categorização, relacionando os eventos marcantes de sustentabilidade com a teoria de aprendizagem social. Os resultados mostram que na trajetória de vida de Pedro é evidente, os valores acerca da sustentabilidade que aprendeu interagindo com os atores na infância (família, colegas de trabalho e professores), foram preponderantes para sua formação pessoal e profissional. O papel da aprendizagem social nesse contexto passa a comunicar a relação entre Pedro e os demais atores sociais, que determinaram o processo de aprendizagem reflexivo frente à sustentabilidade nas suas diferentes dimensões.

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Biografía del autor/a

Luccas Padilha, Universidade do oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrando em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2016). Especialista em Gestão estratégica de pessoas pela Uceff Faculdades (2016) e graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015). Atualmente é articulador de graduação da Faculdade Empresarial de Chapecó, e realiza palestras na área de orientação profissional, mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira. Atua também em atendimento clinico com terapia familiar sistêmica. Tem experiência na área de Psicologia, desenvolve atividades na área de liderança, gestão de pessoas e imigração.

Matias Trevisol, professor no Senac.

Psicólogo, Mestrando em Administração (UNOESC). E-mail: matias.trevisol@gmail.com

Eliane Filippim, Professora do programa de mestrado e doutorado em Administração na UNOESC Chapecó

Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV/SP, 2009). Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC, 2005).

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Publicado

2017-12-25

Cómo citar

Padilha, L., Trevisol, M., & Filippim, E. (2017). A SUSTENTABILIDADE DA INFÂNCIA A VIDA ADULTA: A APRENDIZAGEM POR MEIO DA HISTÓRIA DE VIDA. Revista De Ciencias Humanas, 10(2). https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo11