A SUSTENTABILIDADE DA INFÂNCIA A VIDA ADULTA: A APRENDIZAGEM POR MEIO DA HISTÓRIA DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo11Keywords:
Sustentabilidade, Aprendizagem, Teoria de Aprendizagem Social, História de vida,Abstract
A aprendizagem social para sustentabilidade tem emergido como uma abordagem mista, incorporando aspectos relacionados ao caráter individual e sua relação em contextos sociais distintos, em prol da resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Desta forma, objetivo do estudo é compreender os elementos norteadores do sujeito, ao longo de sua história de vida, acerca de sustentabilidade sob a ótica da teoria da aprendizagem social. Sobre os procedimentos metodológicos adotou-se predominantemente a perspectiva da pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com ênfase a técnica de história de vida. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevista e observação, para a análise dos dados foi utilizada a técnica de analise de conteúdo por categorização, relacionando os eventos marcantes de sustentabilidade com a teoria de aprendizagem social. Os resultados mostram que na trajetória de vida de Pedro é evidente, os valores acerca da sustentabilidade que aprendeu interagindo com os atores na infância (família, colegas de trabalho e professores), foram preponderantes para sua formação pessoal e profissional. O papel da aprendizagem social nesse contexto passa a comunicar a relação entre Pedro e os demais atores sociais, que determinaram o processo de aprendizagem reflexivo frente à sustentabilidade nas suas diferentes dimensões.
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