ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OPINIÃO DAS PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a336Palabras clave:
Linguagem escrita. Criança. Desenvolvimento. Educação infantil.Resumen
Esta pesquisa tem por objetivo analisar quando se deve iniciar o processo de linguagem escrita na educação infantil, segundo o ponto de vista de uma professora de escola pública e outra de escola particular de um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. A abordagem teórica baseia-se na teoria Vygostsky e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). A coleta de dados foi realizada com as duas professoras por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que ambas as professoras entendem que é importante ensinar a linguagem escrita na educação infantil e agem dessa forma na sua prática em sala de aula. Na escola particular o ensino da linguagem escrita é obrigatório e na escola pública acontece de forma moderada, sendo relacionada com outras atividades lúdicas, respeitando assim o nível de desenvolvimento das crianças.
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